Futebol

Sétima vitória seguida deixa Sp. Braga no patamar do FC Porto

O décimo e 11.º golos de Lima no campeonato e o terceiro de Alan valeram a sétima vitória consecutiva do Sp. Braga na Liga. A vítima foi o V. Setúbal (3-0), que é cada vez mais último na tabela. Com este resultado, os minhotos igualam provisoriamente o FC Porto (que só joga no domingo) no segundo lugar.

Lima/Alan/Hugo Viana ou Hugo Viana/Alan/Lima. A ordem é indiferente, porque o resultado desta sociedade é quase sempre o mesmo. São eles os elementos desequilibradores deste Sp. Braga e o jogo desta noite não foi excepção.

Aos 7’, o avançado brasileiro permitiu uma grande defesa a Ricardo, com um remate colocado, de fora da área. E foi da mesma zona que o V. Setúbal foi tentando a sorte na primeira parte: Bruno Amaro (desferiu um pontapé poderoso para grande defesa de Quim) e Neca usaram e abusaram da meia-distância. Sem êxito.

Aos 31’, Viana isolou Lima com um passe magistral e o brasileiro, cara a cara com Ricardo, acertou no poste. À terceira, porém, foi de vez. O avançado voltou a fugir pela direita e rematou cruzado: a bola desviou em Ricardo Silva e traiu o guarda-redes. A primeira parte terminou logo a seguir e o Sp. Braga saiu em vantagem para o intervalo.

Na segunda parte, mais do mesmo. Algum inconformismo dos sadinos no início, com um bom cabeceamento de Meyong (ele, que em 2008-09 ajudou o Sp. Braga a derrotar o V. Setúbal, ao marcar o único golo do encontro). E os suspeitos do costume de novo a fazerem a diferença.

Abertura soberba de Hugo Viana para a direita, assistência perfeita de Lima para o coração da área após uma falha de Miguelito e desvio oportuno de Alan para o 2-0, aos 62’. Aos 84’, trocaram de papéis. Alan bateu o canto e Lima (que bisou pela terceira vez na Liga) desviou de cabeça para o 3-0 final.

Final porque o camaronês Meyong, já perto dos 90’, não conseguiu enganar Quim na marcação de uma grande penalidade que puniu uma falta de Elderson na área. "Eu sabia", disse o guarda-redes do Sp. Braga ao avançado depois de ter travado o remate.

Ficha de jogo

Sp. Braga, 3


V. Setúbal, 0


Jogo no Estádio Axa, em Braga.

Sp. Braga

Quim; L. Salino, Douglão, Ewerton, Elderson; Custódio, Hugo Viana, Mossoró (Ruben Amorim, 75’), Alan, H. Barbosa (Paulo César, 81’), 
Lima (Carlão, 87’).

Treinador

Leonardo Jardim

V. Setúbal

Ricardo; Ney (Amoreirinha, 86’), Igor, Ricardo Silva, Miguelito; Bruno Amaro, Hugo Leal, Neca (Rafael Lopes, 68’), Jorge Gonçalves (Bruno Severino, 73’), Targino, Meyong.

Treinador

Bruno Ribeiro

Árbitro

Hugo Pacheco, do Porto.

Amarelos

Miguelito (50’), Elderson (89’)

Golos

1-0, por Lima, aos 45’; 2-0, por Alan, aos 62’; 3-0, por Lima, aos 84’.