Pedro precisa de 88 dólares para realizar curta em Nova Iorque

Chama-se Pedro Marnoto Pereira e está a angariar dinheiro para realizar, em Março, “The Buffalo Kid”, a curta final do curso de Cinema que frequenta há quatro anos na New York University

Foto
Pedro Marnoto, 21 anos, encara The Buffalo Kid” como o seu primeiro e último projecto Joana Lemos

Pedro Marnoto Pereira, 21 anos, lançou uma campanha na Internet para arrecadar cinco mil dólares (cerca de 3815 euros) para realizar, em Março, a curta “The Buffalo Kid”. A iniciativa surtiu efeito: só lhe faltam 88 dólares para poder avançar com o filme. Trata-se do trabalho final do curso de cinema que frequenta há quatro anos na New York University.

“Só quero fazer uma coisa e só sei fazer uma coisa: é cinema”. Aos 18 anos abandonou Coimbra e rumou a Nova Iorque para estudar cinema na mesma universidade que Martin Scorsese. “Estávamos naqueles barcos que dão a volta à ilha, o guia apontou para a esquerda e disse que ali era a universidade onde o Martin Scorsese tinha estudado. Isto foi em 2005/2006… Na altura, queria fazer animação. Arquitectura era o plano B. Eram mais os meus pais que queriam. Também quis ser actor. Mas acho que assim está melhor”, relembra o rapaz que se apaixonou pelo cinema a ver filmes da Disney.

No 5.º ano. começou a fazer filmes com os amigos, “brincadeiras, experiências”. No secundário escolheu artes. Agora, descobriu que saber desenhar lhe permite visualizar com mais clareza a história que quer contar. “Uma das coisas mais importantes no cinema é conseguires transmitir a tua visão. Desenhar é provavelmente a forma mais básica e rápida para transmitir essa visão”.

A narrativa de “The Buffalo Kid”

“The Buffalo Kid” conta a história de Buffalo Carter, um jovem tocador de trompete que vive em Brooklyn. Depois de abandonado pelo amor da sua vida, Carter perde a inspiração. Entretanto conhece Kat, uma "stripper", a sua fã número um, a única que ainda o ouve com atenção. Os dois apaixonam-se.

“O objectivo é mostrar uma caricatura do artista, que acaba por usar as suas experiências para conseguir inspiração. Eu quis dar-lhe dois lados, um mais negro em que ele bebe, fuma e pensa em suicídio, e o lado mais brilhante, [o da] inspiração”, conta.

Com o filme “The Bear”, para o qual escreveu o guião, diz que o que mais aprendeu foi o trabalho de equipa. Foi a partir daí que surgiu a Park Bench Pictures, uma pequena empresa de produção criada por cinco amigos, entre os quais Pedro. "Conhecemo-nos na universidade, no ano zero, antes de entrarmos para a Escola de Cinema. Formámos um grupo, tínhamos paixão". É a Park Bench Pictures que vai produzir “The Buffalo Kid”.

O filme é um satírico trágico/romântico, no qual as personagens encontram um certo charme na depressão que atravessam. Consciente das suas dificuldades, Pedro confessa querer fazer o filme a preto e branco porque ainda não domina a cor. “Apesar do preto e branco às vezes ser tão ou mais difícil”, acrescenta.

Vê “The Buffalo Kid” como o seu primeiro e último projecto, deixando assim claro o seu empenho e dedicação para com o filme. “Não estou aqui a brincar. É a sério”. A 40 dias do fim da campanha, 4912 dólares já estão arrecadados. Está quase.

Sugerir correcção
Comentar