A bicicleta que se "desintegrou" em 365 dias

A experiência consiste em prender uma bicicleta a um poste no Soho, em Nova Iorque, e fotografar o local todos os dias

Foto
DR

É o ciclo de vida de uma bicicleta. Bom, é pelo menos o ciclo de vida de uma bicicleta presa a um poste numa rua no Soho, em Nova Iorque.

O projecto Lifecycle foi concebido pela empresa Red Peak para promover a Hudson Urban Bicycles. Experiência: Pega-se numa bicicleta como qualquer outra bicicleta, prende-se a um poste num bairro nova-iorquino e fotografa-se todos os dias do ano.

É mais um “twist” a um estilo de vídeo “stop motion” que há muito se tornou popular na Internet e em particular no YouTube (basta um Noah). A roupa do dia a dia, o cabelo do dia a dia, o caminho do trabalho para casa e vice-versa. Desta vez, quem clicar no “play” vai ver uma bicicleta — totalmente equipada — desaparecer aos poucos, como que se de erosão se tratasse.

Foto
O primeiro dia da experiência Lifecycle DR

Aos poucos (curiosamente a bicicleta parece intacta durante os primeiros cinco meses), a fotografia vai perdendo a cesta, o bidão de água com a inscrição “I Love NY” e todo o resto do esqueleto do meio de transporte.

Ao nono mês a bicicleta, que resistiu 211 dias com o aloquete amarelo, desapareceu. Entre os meses de Outubro e Dezembro as fotografias captam o poste vazio ou ocupado por outros seres.

O vídeo foi posteriormente adaptado ao formato de um calendário. Now you see it, now you don't.