Stephen Colbert faz comício satírico na Carolina do Sul

Foto
Colbert apelou ao voto num candidato que já desistiu Jason Reed/Reuters

Que candidato presidencial juntou a maior multidão na Carolina do Sul, na véspera das primárias republicanas neste estado americano? Mitt Romney? Newt Gingrich? Ron Paul? Rick Santorum? Não: Stephen Colbert.

Milhares de pessoas, na sua maioria estudantes universitários, encheram o pátio do College of Charleston na sexta-feira à tarde para assistir a um comício satírico do humorista que esta semana anunciou a sua candidatura a “presidente dos Estados Unidos da Carolina do Sul”.

Num dia em que os candidatos reais às primárias republicanas apresentavam os seus argumentos finais aos eleitores da Carolina do Sul, Colbert pediu à multidão no College of Charleston que votasse em Herman Cain no sábado à noite. Cain desistiu da sua candidatura presidencial em Dezembro na sequência de alegações sexuais trazidas a público por quatro mulheres. Mas o seu nome ainda está no boletim de voto das primárias na Carolina do Sul. “Eu quero que vocês votem em Herman Cain porque Herman Cain sou eu”, disse Colbert, que descreveu Cain como “um homem com um autocarro com a cara dele”.

O humorista diz que qualquer voto em Cain será interpretado como um voto nele próprio, como uma transferência. “A política é como uma DST [doença sexualmente transmitida]. E com isto não pretendo ofender as DST.”

Stephen Colbert pratica um estilo de sátira política sui generis: ao contrário de outros humoristas, nomeadamente o seu compincha Jon Stewart, ele está sempre a representar uma personagem – um pivô de televisão republicano – no seu programa ou em situações reais (como uma ida ao Congresso, a convite de uma comissão parlamentar, para falar sobre imigração). Como é o Stephen Colbert verdadeiro? Ninguém sabe.

Yes We Cain!

O humorista, que é natural de Charleston, entrou no recinto acompanhado de uma banda de metais, meninas de claque e do próprio Herman Cain. Um coro


gospel

cantava no palco. Ao fundo, uma faixa com os rostos de Cain e o Colbert lado a lado dizia “Votem em Cain”.


Colbert apresentou Herman Cain como “o meu irmão, filho de outra mãe”. “Stephen Colbert pediu-vos para votar em Herman Cain”, disse Cain. “Eu vou pedir-vos que não votem em Herman Cain. Não quero que desperdicem o vosso voto”, afirmou, apelando ao público presente para votar noutro candidato.


Mas esta é a geração que segue a actualidade através dos programas de Colbert ou Stewart, ou seja, que vê um falso noticiário como se fosse um noticiário a sério. Herman Cain está a pedir-lhes que deixem de acreditar agora?

Quais as intenções de Colbert? Mostrar que a política é levada demasiado a sério? Ou que a política americana é uma piada? Ele nunca dirá.

Sugerir correcção
Comentar