Futebol

PÚBLICO impedido de entrar em Alvalade

Foto
Foto: Rafel Marchante/Reuters

O jornalista destacado pelo PÚBLICO para a cobertura noticiosa do jogo Sporting-FC Porto foi hoje impedido de entrar no Estádio de Alvalade.

Para justificarem esta decisão, os responsáveis leoninos argumentam que não receberam o pedido de credencial para o encontro, pedido, esse, que o PÚBLICO enviou, por email, na passada segunda-feira, dia 2 de Janeiro, às 17h11.

NOTA DA DIRECÇÃO DO PÚBLICO

A Direcção do Sporting Clube de Portugal impediu os jornalistas indicados pelo PÚBLICO para o jogo com o FC Porto de acederem ao espaço reservado à Comunicação Social no Estádio de Alvalade.

O pretexto invocado para a proibição foi a alegada falta de envio de uma credencial. Como habitualmente faz sempre que há jogos em Alvalade, o PÚBLICO remeteu para o clube, na passada segunda-feira, um email no qual se referiam os nomes dos jornalistas escalados para o jogo, o que por si só basta para anular os argumentos do Sporting e para pôr a nu uma flagrante violação do direito de informar por parte de uma instituição de utilidade pública.

Face ao sucedido, o PÚBLICO accionará todos os meios ao seu dispor para repor a legalidade. Os clubes de futebol não são entidades à margem do Estado de Direito e o PÚBLICO não abdicará do seu papel de informar e de garantir aos seus leitores o direito de serem informados, como está previsto na Constituição da República.

A Direcção Editorial