Parlamento Europeu aprova novas regras para detergentes

Foto
As regras hoje aprovadas limitam o teor de fosfatos em detergentes para uso doméstico Manuel Roberto

O Parlamento Europeu (PE) aprovou hoje novas regras relativas a detergentes para lavar roupa e louça, reduzindo a quantidade de fósforo usada. O objectivo é garantir a protecção do ambiente, nomeadamente do meio aquático, e o bom funcionamento do mercado interno para estes produtos.

As regras hoje aprovadas limitam o teor de fosfatos e outros compostos fosforados em detergentes para uso doméstico, numa tentativa de diminuir os riscos ambientais.

A partir de 30 de Junho de 2013 uma quantidade recomendada de detergente para a roupa não poderá conter mais de 0,5 gramas de fósforo.

Os detergentes para as máquinas de lavar roupa também são contemplados pelo PE, sendo que a partir de 1 de Janeiro de 2017 uma dosagem normal não poderá conter mais de 0,3 gramas de fósforo.

A Comissão Europeia considera que Portugal é um dos países que mais beneficiaria com a mudança para detergentes sem fosfatos, a par da República Checa, Polónia, Espanha, Letónia, Lituânia e Eslováquia. A dureza da água varia consoante as regiões da União Europeia. No sul da Europa, a água é mais dura e, geralmente, os detergentes contêm mais fosfatos para que a lavagem das roupas e da louça seja mais eficaz.

Sugerir correcção
Comentar