Fotogaleria
Hélène Veiga Gomes gravou Vesoul de Jaques Brel nas LARGO Residências DR
Fotogaleria
Hélène Veiga Gomes gravou Vesoul de Jaques Brel nas LARGO Residências DR

A Música Portuguesa já Gosta Dela Própria há quase um ano

O Tom Waits não vai estar lá, mas podia... Canal de vídeos que "celebra a indisciplina" da música está em festa este sábado

A Música Portuguesa A Gostar Dela Própria (MPAGDP) tem quase um ano de actividade. Ao 11.º mês, o canal/arquivo de vídeos "celebra a indisciplina e a diversidade" da música feita no país com o evento "Quero ver o Tom Waits num bar de alterne do Intendente". E o seu a seu dono: o caricato nome veio de uma música do Presidente Drogado (ver vídeo acima). 

Em parceria com as LARGO Residências, a MPAGDP celebra os onze meses de actividade com os concertos de onze bandas. O ponto de encontro é um armazém onde chegou a funcionar uma fábrica de vidro. A pequena maratona de concertos arranca às 15h de sábado, 10 de Dezembro, na Taberna das Almas, em Lisboa.

O alinhamento é composto por Samuel Úria, Os Capitães da Areia, Hipnótica, Iconoclasts, Pão, Duas Semicolcheias Invertidas, Adufeiras de Monsanto, Finka Pé, Mulher Homem e o próprio Presidente Drogado. A dupla Pinto Ferreira substitui os Linda Martini, que, por razões pessoais, não vão poder estar presentes. 

Para além da música, vai-se realizar uma feira "vintage" de roupa e mobiliário. Prometem-se muitos presentinhos de Natal e cortes de cabelo "retro". 

Criado por Tiago Pereira, o projecto A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria é um canal/arquivo de vídeos. Os músicos são filmados em espaços exteriores ou caricatos, criando um ambiente de intimidade. A escolha é ecléctica, precisamente para "celebrar a variedade de música feita em Portugal". Aqui Samuel Úria aparece ao lado do Grupo de Cantares Populares "As camponesas de Riachos", por exemplo. Uma das filosofias é "o mundo é um palco gigante" e, por isso, o microfone está visível em todos os vídeos.

Artigo actualizado às 11h08. Foi acrescentado o último parágrafo.