Paraguaios do Paços não evitaram goleada em Braga

Foto
Lima apontou dois golos e já leva seis no campeonato Foto: Pedro Benavente/NFactos

O Sp. Braga conseguiu esta noite a primeira goleada da época, ao bater o Paços de Ferreira por 5-2, na abertura da 12.ª jornada da Liga. Foi um regresso amargo do técnico Henrique Calisto (que substituiu Luís Miguel no banco do Paços) ao futebol português.

Começou melhor o Sp. Braga. Na verdade, Leonardo Jardim não podia pedir mais. Aos 3’, Alan, descaído sobre a direita, tirou um cruzamento em forma de remate (ou um remate em forma de cruzamento) e surpreendeu Cássio. O Paços acusou o golo e Mossoró nem precisou de acelerar muito para romper até à área, aos 19’, e oferecer o golo a Lima. Isolado, o avançado preferiu assistir Hélder Barbosa, mas o passe saiu muito tenso. Redimir-se-ia aos 42’, de penálti (2-0).

O jogo parecia sentenciado por esta altura. Mas o Paços reinventou o resultado ainda antes do intervalo. Melgarejo fugiu à marcação dos centrais numa diagonal rápida e, de forma habilidosa, fez um chapéu a Quim.

O quinto golo na Liga do paraguaio emprestado ao Paços pelo Benfica reanimou a equipa, que surgiu no segundo tempo com mais ambição. Aos 59’, outro paraguaio, Javier Cohène, aproveitou um canto para empatar o jogo com um golpe de cabeça.

Agora era o Sp. Braga que estava em apuros. Aos 66’, Melgarejo atirou para fora, aos 67’ Mossoró acertou no guarda-redes Cássio. Quatro minutos depois, já com Nuno Gomes em campo e a lançar a jogada, Lima respondeu de cabeça a um cruzamento perfeito de Alan e fez o 3-2.

Foi o sexto golo do brasileiro no campeonato e por isso saiu sob aplausos aos 88’, pouco depois de Hugo Viana ter feito o 4-2 com um remate colocado, na sequência de um cruzamento perfeito de Salino.

E ainda haveria mais um coelho na cartola bracarense, num golo construído por dois jogadores lançados aos 69'. Nuno Gomes desmarcou-se no timing certo e fez um passe cirúrgico para a conclusão fácil de Paulo César.

Com este triunfo, o Sp. Braga alcança no quarto lugar o Marítimo, ainda que à condição, com 22 pontos, enquanto o Paços fica com a garantia que não deixará o último lugar da classificação. E arrisca-se a ver o Rio Ave descolar.

Ficha de jogo

Sp. Braga 5Paços Ferreira
2

Jogo no Estádio Municipal de Braga.Sp. Braga
Quim; Salino, Douglão, Ewerton, Elderson; Djamal, Hugo Viana, Mossoró (Nuno Gomes, 69’); Alan, Hélder Barbosa (Paulo César, 69’), Lima (Mérida, 88’). Treinador
Leonardo Jardim.

P. Ferreira

Cássio; Marcelo, Cohène, Fábio Faria, Luisinho; André Leão (F. Anunciação, 46’), Manuel José, Luiz Carlos; Vítor (Caetano, 77’), Melgarejo, Michel.

Treinador

Henrique Calisto.

Árbitro

Marco Ferreira (Madeira).

Amarelos

Luisinho (41’), Douglão (45+2’), Salino &3’), Luiz Carlos (71’).

Golos

1-0, Alan, aos 3’; 2-0, Lima, aos 42’ (gp); 2-1, Melgarejo, aos 43’; 2-2, Cohène, aos 59’; 3-2, Lima, aos 71’; 4-2, H, Viana, aos 86’; 5-2, Paulo César, aos 90+1’.

Sugerir correcção
Comentar