Kanye West e Adele lideram nomeações aos Grammys

Foto
Foto: Eric Thayer/Reuters

Os nomeados para a 54ª edição dos Grammy Awards, os prémios mais aguardados da música, foram anunciados esta madrugada em Los Angeles, com o rapper norte-americano Kanye West a contar com sete nomeações, incluindo o álbum “My Beautiful Dark Twisted Fantasy” e a participação com Jay-Z em “Watch The Throne”.

Adele recebeu seis nomeações – “Rolling in the Deep” foi escolhida para a categoria de single do ano e “21” para melhor álbum – e em destaque estão também Foo Fighters, Bruno Mars, com o mesmo número de nomeações da cantora britânica, e Lil Wayne e Skrillex, com cinco nomeações.

Além de “21”, para melhor álbum do ano foram seleccionados pela National Academy of Recording Arts & Sciences “Wasting Light”, dos Foo Fighters, “Born this Way”, de Lady Gaga, “Doo-Wops & Hooligans”, de Bruno Mars, e “Loud”, de Rihanna.

Os outros quatro nomeados para melhor single do ano são “Holocene”, dos Bon Iver, “Grenade” de Bruno Mars, “The Cave”, dos Mumford and Sons, e “Firework”, de Katy Perry.

“Rolling in the Deep” está também nomeada na categoria de música do ano, ao lado de “All of the Lights”, de Kanye West, “The Cave”, de Mumford and Sons, “Grenade”, de Bruno Mars, e “Holocene”, de Bon Iver.

West recebeu nomeações sobretudo nas categorias rap, como na edição de 2011 aconteceu com Eminem, que liderou as nomeações (10), embora só tivesse vencido em duas.

A edição de 2012, que tem a cerimónia de entrega dos prémios marcada para 12 de Fevereiro, já é afectada pelas novas regras anunciadas pela academia. Em vez das habituais 109 categorias que premiavam desde 1959 a indústria musical, os prémios reduziram-se a 78 categorias, deixando de haver a distinção de artistas femininos e masculinos em diferentes géneros musicais.

Sugerir correcção
Comentar