Polícia desmantela acampamentos dos Occupy em Los Angeles e Filadélfia

Foto
Polícia efectuou cerca de 200 detenções Bret Hartman/Reuters

A polícia norte-americana desmantelou na madrugada desta quarta-feira os acampamentos do movimento de indignados Occupy Wall Street em Los Angeles e Filadélfia. Vários manifestantes recusaram-se a abandonar o local dos protestos e cerca de 200 foram detidos.

Em Los Angeles a operação foi realizada por cerca de 1400 polícias, que desmantelaram o acampamento junto ao edifício da câmara municipal, dois dias depois de ter terminado o ultimado dado aos manifestantes para se retirarem. A polícia recolheu as tendas mas não houve confrontos violentos.

Cerca de 150 membros do movimento Occupy foram detidos em Los Angeles, e houve outras 50 detenções em Filadélfia, onde decorreu uma operação semelhante. As duas operações policiais começaram ao início da madrugada, o acampamento de Los Angeles tinha sido instalado há 60 dias e tornou-se no maior protesto do movimento Occupy, depois de ter sido desmantelado o acampamento de Zuccoti Park, em Nova Iorque, a 15 de Novembro.

As ruas em torno da câmara municipal foram encerradas pela polícia antimotim, que ordenou aos manifestantes para abandonarem o local. Muitos sentaram-se então no centro do acampamento, de braços cruzados, e recusaram cumprir a ordem policial, acabando por sem detidos.

Não houve feridos nem confrontos violentos, segundo responsáveis da polícia. “Efectuámos pouco mais de 200 detenções”, disse à AFP um porta-voz da polícia local, Lorenzo Quezada.

Pelas 5h30 locais (13h30 em Lisboa), estava ainda em curso a operação policial. “Alguns manifestantes subiram às árvores e os polícias estavam a tentar fazê-los descer”, contou Quezada.

Quando a intervenção policial começou estavam no acampamento cerca de 500 pessoas. Alguns manifestantes foram algemados, um deles terá sido deitado ao chão pelos agentes e várias pessoas começaram a gritar “brutalidade policial”. Pela manhã, em Los Angeles, o acampamento estava já quase deserto.

O presidente da autarquia, António Villaraigosa, tinha dito que esperava que a retirada do acampamento ocorresse sem os confrontos entre a polícia e os manifestantes que aconteceram noutras cidades, mas defendeu que o protesto não poderia manter-se por questões de segurança e saúde pública, sublinhou a BBC.

Em Filadélfia, o desmantelamento do protesto dos Occupy também resultou em dezenas de detenções – cerca de 50, segundo os órgãos de informação locais. Grande parte dos manifestantes acedeu a deixar o local de forma voluntária.

Sugerir correcção
Comentar