Mais um cartaz da Liga Portuguesa Contra o Cancro DR
Foto
Mais um cartaz da Liga Portuguesa Contra o Cancro DR

AAC lança projecto pioneiro na luta contra o cancro

Na Festa das Latas já foi posto em execução o “Projecto des.LIGA”

A Associação Académica de Coimbra (AAC) vai dispor de um Departamento de Educação para a Saúde e Prevenção do Cancro, um projecto pioneiro que futuramente poderá ser alargado a outras instituições do ensino superior do país.

A iniciativa partiu do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, e envolverá os estudantes universitários em acções de prevenção primária junto dos seus colegas.

Tiago Paredes, responsável pelo núcleo de formação da Liga na Região Centro, revelou à Lusa que, após avaliação do seu funcionamento, este projecto piloto poderá ser alargado às academias das universidades de Aveiro e da Beira Interior, e posteriormente a outras zonas do país.

PÚBLICO -
Foto
Na Festa das Latas foi posto em prática o Projecto des.LIGA Paulo Pimenta

Em Coimbra o departamento ficará integrado no Pelouro de Intervenção Cívica e Ambiente da Direcção Geral da AAC e tem também como parceiro o Instituto Universitário Justiça e Paz.

Tiago Paredes referiu que com este departamento se concretiza uma intervenção precoce e educação e sensibilização para o cancro junto dos estudantes universitários, uma comunidade onde riscos específicos se podem encontrar no tabagismo, alcoolismo e nas relações sexuais com múltiplos parceiros. “O objetivo é incidir nesta população algo esquecida”, salientou, frisando que os estudantes universitários “estão realmente muito expostos” para os riscos de cancro.

Sob a coordenação do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro ao longo do ano serão realizadas acções de sensibilização, e algumas delas poderão aproveitar grandes eventos académicos, como acontece desde a Festa das Latas.

Na Festa das Latas, dedicada aos novos inscritos na universidade, foi posto em execução o “Projecto des.LIGA”, que tem uma das intervenções mais visíveis na passagem de mensagens nos intervalos dos concertos musiciais.

É no âmbito deste “Projecto des.LIGA” que se insere a criação do Departamento de Educação para a Saúde e Prevenção do Cancro no Ensino Superior, que Tiago Parede espera assumir um maior impacto por envolver “os pares”, os estudantes a sensibilizar os colegas para os riscos das doenças oncológicas.