ETA anuncia o fim do terrorismo

Foto
A organização terrorista tinha 51 anos de história Andrea Comas/Reuters (arquivo)

Num comunicado escrito e num vídeo divulgado nesta quinta-feira às 19 horas pelo diário basco “Gara”, a ETA anunciou o fim definitivo da sua actividade armada, ou seja, do terrorismo. Deste modo, a mais antiga organização terrorista em actividade na Europa Ocidental põe fim a 51 anos de história, durante os quais provocou mais de 800 mortos.

No vídeo, os três encapuçados que aparecem em nome da organização apelam aos governos de Espanha e França “para abrirem um processo de diálogo directo” destinado a solucionar “as consequências do conflito”. Uma terminologia que repete o léxico utilizado na resolução da conferência internacional de paz realizada, na passada segunda-feira, em San Sebastián, ao qual os etarras se referem expressamente na sua missiva. “Foi uma iniciativa de grande transcendência política”, assinalam. “Chegou a hora de olhar para o futuro com esperança, é tempo, também, de actuar com responsabilidade e valentia”, considera a organização.

“O caminho [do futuro] tão pouco será fácil, devido à imposição que ainda perdura, pelo que cada passo, cada conquista, será fruto do esforço e da luta da cidadania basca”, acentua o texto. O fim do terrorismo por parte da ETA acontece no momento de maior debilidade da organização, devido ao crescente isolamento social no País Basco, pela demarcação progressiva do seu braço político, e à pressão policial que, em Espanha e França, destruiu a capacidade operacional dos seus “comandos”.

Notícia em actualização
Sugerir correcção
Comentar