A exposição Anuária 11 está na FAUP até 4 de Novembro Mário Augusto Carneiro/Arquivo
Foto
A exposição Anuária 11 está na FAUP até 4 de Novembro Mário Augusto Carneiro/Arquivo

Outubro: um mês inteiro de arquitectura no Porto

Cidade tem dezenas de eventos disponíveis até ao fim do mês. ARQ OUT quer incentivar o contacto entre criadores e intituições

O Dia Mundial da Arquitectura, celebrado na primeira segunda feira de Outubro, foi este ano alargado a todo o mês. A Ordem dos Arquitectos, em parceria com instituições como a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) e a Escola Artística do Porto, irá promover um conjunto de exposições, conferências e workshops em vários pontos da cidade do Porto.

O ARQ OUT apresenta um programa variado e tem como objectivo englobar não só os estudantes e cidadãos relacionados com a área da arquitectura, mas também todos aqueles que se mostrarem interessados em desenvolver actividades ou apresentar ideias relacionadas com a própria cidade.

O responsável pelo pelouro da cultura da Ordem dos Arquitectos Secção Região Norte (OASRN), Nuno Grande, afirma que esta edição pretende "ser muito mais que um roteiro ou guia cultural para a arquitectura no mês de Outubro" e tenta incentivar o "contacto em rede entre criadores e instituições com acções em torno da cidade e da sua arquitectura".

PÚBLICO -
Foto
Também no cinema Passos Manuel há eventos para celebrar o Dia Mundial da Arquitectura Manuel Roberto

Objectivo 2012: alargar a outras cidades

Na FAUP, por exemplo, está patente a exposição "Anuária 11", que concentra vários tipos de trabalhos de estudantes do ano lectivo anterior e pode ser visitada até ao dia 4 de Novembro. Outras áreas e espaços como a Fundação Serralves, a Galeria Olga Santos, a Casa da Arquitectura, a Exponor, o Palácio da Bolsa e o cinema Passos Manuel vão acolher, por exemplo, conferências, visitas, exposições e concertos.

A primeira edição do ARQ OUT pretende dar origem a diversos projectos relacionados com a arquitectura, incentivar o espírito criativo nos cidadãos e promover determinados espaços da cidade. Outro dos objectivos desta iniciativa é abranger outras regiões para além do Porto, medida que poderá entrar em vigor já na edição de 2012.

Sugerir correcção