“Space Oddity”, de David Bowie, inspira livro infantil

Foto

O ilustrador Andrew Kolb inspirou-se na conhecida canção Bowie para criar o livro.

Depois de David Bowie se ter inspirado no clássico da ficção científica de Stanley Kubrick - "2001: Odisseia no Espaço" - para escrever "Space Oddity", o ilustrador canadiano Andrew Kolb decidiu adaptar a canção do músico britânico num livro infantil. O trabalho final foi esta semana disponibilizado na Internet.

O livro consiste num conjunto de ilustrações dirigidas ao público infantil e pode ser visto de forma gratuita na página oficial de Andrew Kolb, que espera conseguir editar o livro em papel, segundo a revista "Wired".

No single de 1969, Bowie canta a história do astronauta Major Tom que perde o contacto com o planeta Terra e fica isolado no espaço. Uma letra que Bowie por certo não escreveu para crianças. Foi precisamente pelo facto de não ser uma canção dirigida a esta faixa etária que o ilustrador confessou ter tido mais dificuldades, particularmente em criar uma narrativa que fizesse sentido visualmente.

"Uma coisa é criar imagens que correspondam às letras, outra é tentar que funcionem como uma história visual", explicou à "Wired".

Sendo um livro dedicado a crianças, Kolb revelou que teve de omitir vários dos significados obscuros e profundos que a canção de Bowie transporta.

"Tem sido muito engraçado ouvir todas as diferentes interpretações da letra, e tudo o que posso dizer é que a minha abordagem foi a melhor para traduzir a canção numa história contada em imagens", disse o artista canadiano, revelando logo de seguida que, apesar das dificuldades, teve imenso prazer em trabalhar nestas ilustrações: "Apesar de tudo, como não nos podemos divertir a desenhar fatos espaciais e mochilas a jacto?"