Deus Pinheiro defende energia nuclear em Portugal

Foto
As centrais nucleares já existem em Espanha, relembrou João de Deus Pinheiro Gustau Nacarino/Reuters (arquivo)

O social-democrata João de Deus Dinheiro, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros e comissário europeu, defendeu nesta quarta-feira o recurso à energia nuclear, afirmando que a segurança das centrais de terceira geração é perfeitamente “aceitável”.

Deus Pinheiro, que participou numa “aula” da Universidade de Verão do PSD, afirmou que o consumo fóssil irá aumentar nos próximos anos, que a Europa não tem energias autónomas e manifestou reservas sobre “algumas coisas” que dizem sobre a degradação ambiental.

Para o antigo comissário europeu, a solução passa pelo nuclear ou pelas energias renováveis, que diz serem muito caras: “As renováveis são lindas, mas custam-nos um a dois mil milhões de euros por ano actualmente.”

Deus Pinheiro afirmou ainda não ter dúvidas que a energia nuclear é segura. “Porque é que se continua a pensar que a segurança das centrais nucleares de terceira geração não é aceitável, quando é completamente aceitável e tem uma probabilidade de risco inferior à saída do Euromilhões”, acrescentou.

Pinheiro defendeu a construção de uma central em Portugal (“elas já estão aqui ao lado, em Espanha”), acrescentando que ela devia ser feita com parcerias europeias. Deus Pinheiro disse ainda acreditar que no futuro a central será feita.

Uma opinião completamente contrária à de Jorge Moreira da Silva, vice-presidente do PSD e director da ONU para a Economia, Energia e Alterações Climáticas, que, na terça-feira, na Universidade de Verão do PSD, se manifestou contra a energia nuclear, que considerou não ser segura.

Sugerir correcção
Comentar