David Hare vence prémio PEN/Pinter de 2011

Foto
David Hare costuma abordar temas políticos nos seus trabalhos D.R.

David Hare foi hoje anunciado como vencedor do prémio literário.

O dramaturgo e argumentista inglês, conhecido pelos seus trabalhos marcadamente políticos, acaba de ser anunciado com o vencedor do prémio PEN/Pinter deste ano.

O prémio literário - que distingue escritores ingleses ou escritores que sejam residentes na Grã- Bretanha, com trabalhos que procurem "definir a verdade das nossas vidas e das nossas sociedades", nas palavras de Pinter - foi hoje anunciado a Hare, segundo a Reuters.

O PEN/Pinter é anualmente entregue por escritores ligados à associação de escritores britânicos PEN, em honra do prémio Nobel Harold Pinter.

Ao longo da sua carreira, o autor já havia recebido inúmeros prémios, como o Bafta de 1979, o Urso de Ouro no Festival de Berlim, ou o Oliver Award.

Relativamente a este prémio, Antonia Fraser, chefe do júri e viúva de Pinter, considerou o trabalho de Hare, afirmando que o autor "nunca deixou de falar sobre política, no sentido mais amplo", e completou ainda que "esta coragem, combinada com o seu talento criativo, faz dele um digno vencedor do prémio PEN/Pinter".

David Hare é reconhecido por trabalhos como "Plenty", onde retrata a desilusão da Grã-Bretanha no pós-guerra, "The Absence of War", um drama sobre o Partido Trabalhista, "The Permanent Way", onde fala sobre a privatização dos caminhos-de-ferro britânicos, ou "Stuff Happens", que explora a invasão do Iraque.

O autor tem também conseguido alguma notoriedade como argumentista, como por exemplo a adaptação que fez para cinema do romance "Horas", que lhe valeu a segunda nomeação para os Óscares.

O prémio PEN/Pinter galardoa também "escritores de coragem" internacionais. O prémio é anunciado dia 10 de Outubro, numa cerimónia aberta ao público na British Library, onde os dois vencedores se juntarão para receberem as suas distinções.

Sugerir correcção
Comentar