Messi derrota Mourinho e Ronaldo

Foto

Uma exibição magistral de Lionel Messi garantiu ao Barcelona a conquista da Supertaça. O argentino fez a assistência para o primeiro golo e marcou os outros dois na vitória (3-2) sobre o Real Madrid, no jogo da segunda mão. A equipa de José Mourinho voltou a colocar dificuldades aos catalães, ainda sonhou com o prolongamento, mas a dois minutos do fim o troféu ficou entregue.

Mourinho voltou a exibir uma receita apurada do Real Madrid, que está mais forte do que na época passada e nunca esteve tão próximo de bater o Barça. Mas os blaugrana, mesmo numa fase prematura da temporada, têm um jogador (Messi) capaz de compensar a arte que ainda falta à equipa.

“Salir a ganar”: o mote para a partida tinha sido dado na conferência de imprensa. José Mourinho enviou o seu adjunto Aitor Karanka para fazer a antevisão e o ex-defesa não hesitou em dizer que os merengues estavam apostados em vencer.

Num jogo em que estava obrigado a ganhar, José Mourinho fez apenas uma alteração relativamente ao “onze” que entrou de início na primeira mão, com Coentrão a substituir Marcelo no lado esquerdo da defesa. Pela frente os merengues tinham um Barcelona mais forte do que no Santiago Bernabéu: Piqué, Busquets, Xavi e Pedro regressaram à equipa. Os blaugrana subiram ao relvado com a mesma equipa que apresentaram em Wembley diante do Manchester United, na final da Liga dos Campeões da época passada (vitória por 3-1).

Sem outra alternativa que o ataque, os jogadores do Real Madrid cumpriram à risca o plano traçado pelos técnicos: desde o apito inicial exerceram pressão imediata sobre o adversário que tinha a bola. A aposta táctica no bloco alto, apresentada em Madrid, repetiu-se, e nos primeiros minutos os merengues sufocaram o Barcelona no meio-campo defensivo.

Apesar disso, o novo relvado de Camp Nou foi estreado com um golo dos da casa. Invertendo a combinação habitual, foi Messi que deixou Iniesta isolado diante de Casillas. O guarda-redes não pôde fazer nada (15’).

Com o golo sofrido, o sentido de urgência do Real Madrid aumentou. A equipa de Mourinho teve a felicidade de fazer o empate cinco minutos depois, por Cristiano Ronaldo (20’), que se estreou a marcar em Camp Nou. E procurou logo o segundo golo. Mas os merengues viram Valdés negar-lhes a vantagem, com boas defesas aos remates de Ronaldo (26’) e Özil (29’).

“Golo psicológico”

Contudo, o pior para Mourinho aconteceu. Imediatamente antes do intervalo, o Barcelona voltou a colocar-se em vantagem: aproveitando uma distracção da defesa merengue, Piqué isolou Messi com um toque de calcanhar. O argentino não desperdiçou e fez o 2-1. Um golo “psicológico”, numa descrição apropriada do site do diário desportivo espanhol Marca.

O Real Madrid respondeu ao Barcelona com outro golo psicológico. Benzema, que nunca tinha marcado aos catalães, aproveitou um ressalto na área para fazer o 2-2 (82’). E conseguiu um duplo efeito: deu esperança aos merengues e ofuscou a entrada em campo de Cesc Fàbregas, o filho pródigo que regressou a Camp Nou e entrou para o lugar de Pedro.

O balde de água fria não se fez esperar muito. Messi (quem mais?) concluiu na área uma série de toques “à Barcelona”, recolocando os blaugrana na frente e garantindo o título.

O jogo acabou com cenas lamentáveis: agressões entre jogadores e expulsões de Marcelo, Özil e Villa (que já tinha saído do jogo). Mourinho também esteve envolvido, ao colocar um dedo no olho direito de Tito Vilanova, adjunto de Guardiola.

Notícia actualizada às 00h42
Sugerir correcção
Comentar