Surto causado pela bactéria E.coli já causou 38 mortes

Foto
Comércio de vegetais foi duramente afectado pelo surto de E. coli Arnd Wiegmann/Reuters

O surto de infecções provocadas pela bactéria E. Coli causou nesta quarta-feira mais uma vítima na Alemanha, aumentando para 38 o número de mortes. A região de Hamburgo está a ser a mais afectada, com mais de 1700 infecções registadas.

Hoje morreu um homem nonagenário que vivia na cidade de Hamburgo e não resistiu à infecção por uma estirpe violenta da bactéria E. coli, cuja origem está ainda a ser investigada. Na terça-feira este surto causou pela primeira vez a morte de uma criança, um menino de dois anos que morreu no hospital de Hanôver.

As autoridades alemãs anunciaram que foram detectados 15 novos casos de doentes com síndrome hemolítico urémico, complicações renais graves causadas pela bactéria. Segundo a Organização Mundial de Saúde, mais de 3300 pessoas foram contaminadas pela bactéria em 14 países europeus, nos Estados Unidos e no Canadá.

A União Europeia anunciou nesta semana um apoio de 210 milhões de euros para colmatar os prejuízos causados por este surto, montante que servirá para indemnizar os agricultores que viram as vendas de legumes diminuir depois de as autoridades alemãs terem referido que os pepinos provenientes de Espanha, e depois os rebentos de vegetais, terão estado na origem do surto. As compensações irão avançar mesmo sem o apoio de Espanha, adiantou o diário espanhol El País. As autoridades de Madrid consideram esse apoio insuficiente e a Espanha acabou por votar contra essas compensações.

A Comissão Europeia lamentou entretanto a manutenção do embargo imposto pelas autoridades russas à importação de legumes europeus, a 2 de Junho, depois de ter sido acordado entre o Presidente russo Dmitri Medvedev e o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, que esse embargo seria levantado. Na sexta-feira passada, os líderes da União Europeia e da Rússia, reunidos numa cimeira na localidade russa de Nijni Novgorod, acordaram o levantamento do embargo, que ainda não foi aplicado.
 

Sugerir correcção
Comentar