FC Porto alcança Benfica em número de troféus

Foto
Falcao agarrado à mais recente conquista do FC Porto Rafael Marchante/Reuters

O FC Porto fechou a época com mais uma conquista, a da sua 16.ª Taça de Portugal, que permite igualar o número de troféus conquistados pelo Benfica, enquanto o Vitória de Guimarães falhou a sua quinta oportunidade de conquistar esta competição.

69

Com a vitória de ontem no Jamor, o FC Porto conquistou o seu quarto troféu da temporada, depois de Supertaça, campeonato e Liga Europa (só falhou a Taça da Liga) e o 69.º do seu historial, igualando assim o Benfica em número de títulos, sendo que, no palmarés dos “encarnados”, consta uma Taça Latina ganha em 1950, antes da criação da UEFA. Este FC Porto de André Villas-Boas iguala ainda o feito da equipa orientada por Tomislav Ivic em 1987-88, que conquistou campeonato, Taça, Supertaça Europeia e Taça Intercontinental.


53

Dos 69 troféus conquistados pelo FC Porto, 53 foram enquanto Jorge Nuno Pinto da Costa é presidente do clube, cargo que desempenha desde 17 de Abril de 1982, mais do dobro, por exemplo, do Benfica, que desde esse dia conquistou apenas 21.


49

O FC Porto fechou ontem a época com a sua 49.ª vitória da época em 58 jogos disputados - sofreu cinco empates e quatro derrotas. Os portistas ficaram invictos na Liga e na Supertaça e perderam jogos na Taça (1), Taça da Liga (1) e Liga Europa (2).


16

Esta foi a 16.º Taça da história portista em 28 finais, a terceira consecutiva, ultrapassando as 15 conquistadas pelo Sporting. O Benfica continua a ser o recordista da Taça, com 24 conquistadas em 33 finais. A última vez que o FC Porto sofreu uma derrota na final da Taça foi em 2004, frente ao Benfica.


8

O jogo de ontem foi um dos que teve mais golos na prova. Os oitos marcados em conjunto por FC Porto e Vitória só foram superados pelos 5-4 com que o Benfica venceu o Sporting em 1952. Também com oito golos foram as finais de 1944 (Benfica-Estoril, 8-0) e 1964 (Benfica-FC Porto, 6-2).


5

O Vitória de Guimarães, por seu lado, continua a não conseguir conquistar uma Taça de Portugal, tendo sofrido ontem a sua quinta derrota em outras tantas finais. A formação vimaranense já havia sido batido pelo FC Porto numa final, em 1988, por 1-0, com um golo de Jaime Magalhães.


Sugerir correcção
Comentar