Se pensam que Piratas das Caraíbas vai acabar, enganam-se

Foto

Produtor de Piratas das Caraíbas confirma em Cannes que o filme poderá ter uma nova sequela

No fim a pirata Penelope atira ao pirata Johnny que "ainda não acabou!", e o produtor Jerry Bruckheimer confirmava ontem à imprensa no Festival de Cannes que se o IV tomo do franchisePiratas das Caraíbas correr bem, é isso mesmo que vai acontecer, e para toda a família.

Para On Stranger Tides foi trazido Rob Marshall (Chicago ou Nine) na esperança de que, com a sua experiência em musicais, ele pudesse incutir frescura de movimentos à série. Há ali, na primeira sequência de acção, em que Johnny Depp/Jack Sparrow faz das ruas e coches de Londres qualquer coisa próxima da corrida de quadrigas de Ben Hur, uma vontade de mostrar trabalho ao colocar o pirata em cenários diferentes. Mas mesmo com as 3D o que se vê em On Stranger Tides é o mergulho no parque aquático do costume.

Não há qualquer argumento ou invenção que resistam a um caderno de encargos pesado. Desta vez há sereias, e um festival como o de Cannes precisa delas, do momento blockbuster Hollywood: estrelas, estrelas, como Johnny Depp, Penelope Cruz (que em algumas cenas do filme foi dobrada pela irmã Monica, porque estava grávida na altura da rodagem), Geoffrey Rush ou Ian McShane... Mas é verdade que o rímel de Sparrow já não espanta ninguém.

E Johnny não se cansa? Pelos vistos, não. É verdade que isto não é uma franchise como outra qualquer. É também a franchise dele, que já era quem era antes da personagem. Antes do sucesso do primeiro filme, os gestos de Sparrow, a sua costela camp, por exemplo a maquilhagem, inspirada na decadência rock"n"roll de Keith Richards, assustaram muita gente.

Como fez sucesso, Depp passou a ter coisas a dizer durante a escrita dos argumentos. E não parece estar a falar por falar quando diz que "há muito mais divertimento" a extrair de Jack Sparrow. Para a família. E é aí, confessou, que começa por testar as suas personagens. "A minha família vê os meus filmes muito mais do que eu."

Quando a filha andava na idade de brincar com Barbies, Johnny aproveitava para testar vozes de personagens. "Ela dizia: "Pára". Mas divertia-se". Ao menos os Depp não se cansam.

Sugerir correcção
Comentar