Liga de futebol

FC Porto é o segundo campeão invicto e Sporting garante 3.º lugar

O Sporting venceu por 1-0 em Braga
Foto
O Sporting venceu por 1-0 em Braga Reuters

O FC Porto tornou-se neste sábado a segunda equipa a vencer o campeonato português de futebol sem sofrer qualquer derrota, feito que tinha sido apenas alcançado pelo Benfica de Jimmy Hagan (1972-73). Já o Sporting foi a Braga vencer (1-0) e garantir o terceiro lugar.

Em Braga, o Sporting marcou bem cedo, logo aos cinco minutos, com Djaló a surgir isolado e a bater Artur Moraes. Os “leões” garantiram assim o terceiro posto, evitando que os bracarenses conseguissem a segunda melhor classificação da sua história.

Na Madeira, o FC Porto manteve a invencibilidade e derrotou o Marítimo, terminando o campeonato com 27 vitórias e três empates. Varela inaugurou o marcador e Walter ampliou o resultado ainda antes do intervalo.

Os portistas igualam o registo do Benfica de Jimmy Hagan, campeão sem derrotas em 1972-73, embora neste caso com mais um empate do que essa equipa benfiquista – o Benfica de Mortimore em 1977-78 também acabou o campeonato sem conhecer a derrota, mas ficou em segundo lugar, num ano em que cedeu nove empates.

Na Luz, o Benfica despediu-se da época com um empate frente à União de Leiria (3-3). A equipa de Pedro Caixinha complicou a tarefa dos “encarnados”, ao empatar em cima do intervalo, após um golo inicial de Cardozo, mas Javi García e Jara deram a volta ao resultado.

O jogo parecia resolvido, mas Leandro Lima (num grande golo) e João Silva voltaram a igualar o encontro, em que o Benfica terminou reduzido a dez, por expulsão de Luisão.

Nos outros jogos da última jornada, destaque para o Nacional, que conseguiu a última vaga na Liga Europa, acompanhado Sporting, Braga e Vitória de Guimarães.

Os madeirenses foram a Aveiro, vencer por 2-0, e acabaram com as esperanças do Rio Ave (que empatou a dois golos em Olhão) e do Paços de Ferreira, que impôs a goleada do dia à Académica (5-1).

Resultados e marcadores da 30.ª e última jornada da Liga de futebol

Sporting de Braga 0-1 Sporting(Djaló 5’)

Marítimo 0-2 FC Porto(Varela 21’, Walter 32’)

Benfica 3-3 União de Leiria(Cardozo 41’, Javi 58’, Jara 64’) (João Silva 44’ e 89’, Leandro Lima 75’)

Beira-Mar 0-2 Nacional(D. Barcellos 3’, Edgar Costa 81’)

Naval 1.º de Maio 0-3 Vitória de Guimarães(Jorge Ribeiro 33’ e 40’, Edgar Silva 77’)

Olhanense 2-2 Rio Ave(Yontcha 57’, Dady 80’) (Yazalde 9’, João Tomás 61’)

Paços de Ferreira 5-1 Académica(Rondon 21’ e 33', Ozeia 24’, Pedrinho 26’ p.b., Pizzi 43’) (Éder 81’)

Vitória de Setúbal 3-1 Portimonense(Neca 31’ pen., Pitbull 56’, Michel 75’) (P. Silva 18’)

Equipas apuradas para as competições europeiasLiga dos Campeões

FC Porto (fase de grupos) e Benfica (3-ª pré-eliminatória)


Liga Europa

Sporting (4.ª pré-eliminatória), V. Guimarães (4.ª pré-eliminatória se ganhar a Taça, 3.ª pré-eliminatória se perder), Braga (4.ª pré-eliminatória se FC Porto ganhar a Taça, 3.ª eliminatória se vencedor for V. Guimarães), Nacional (2.ª pré-eliminatória)