Retrato de Elizabeth Taylor feito por Andy Warhol leiloado por 19 milhões

Foto
O leilão de “Liz #5” foi anunciado dias depois da morte da actriz DR

Andy Warhol foi, mais uma vez, a estrela de um leilão. Depois de esta semana a Christie’s ter leiloado um auto-retrato de Warhol por 26,7 milhões, um recorde para este tipo de trabalhos, agora foi a vez da leiloeira Phillips de Pury & Company vender um retrato da icónica actriz Elizabeth Taylor, de 1963, por 19 milhões de euros.

“Liz #5”, a obra pop-art que retrata Elizabeth Taylor quanto tinha apenas 31 anos, tinha um preço de licitação entre os 14,1 milhões e os 21,1 milhões de euros, tendo sido arrematada depois de apenas seis ofertas por 19 milhões de euros, um valor um pouco abaixo das expectativas.

O responsável pelo leilão explicou ao “El Mundo” que esta obra demonstra “Warhol no seu melhor momento”. “Liz Taylor foi uma das mais famosas inspirações de Warhol, assim como Marilyn Monroe e Jackie Kennedy", acrescentou o perito.

Considerada uma das mulheres mais belas do mundo e uma diva dos anos de ouro do cinema norte-americano, Elizabeth Taylor morreu, a 23 de Março, devido a uma insuficiência cardíaca. Tinha 79 anos.

A obra que foi leiloada tinha sido adquirida por uma das mais célebres galeristas da Europa, Ileana Sonnabend (n. 1914) que morreu em 2007.

“Estamos muito satisfeitos com este resultado”, disse à Reuters Simon de Pury, presidente da leiloeira.

Andy Warhol teve ainda mais três obras em leilão: uma colaboração com Jean-Michel Basquiat, “Third Eye”, vendido por 4,9 milhões de euros, “Flowers”, arrematado por 5,7 milhões de euros, e “Mao”, por 2,8 milhões de euros.

No total, o leilão de arte contemporânea, o terceiro da primavera, depois do leilão da Sotheby’s e da Christie’s, somou 69,4 milhões de euros.

Sugerir correcção
Comentar