Realeza britânica

Ao minuto: Emoção e tradição marcam casamento real

OS recém-casados a caminho do Palácio Buckingham
Fotogaleria
OS recém-casados a caminho do Palácio Buckingham Foto: Dylan Martinez/Reuters
William e Kate à saída da abadia já casados
Fotogaleria
William e Kate à saída da abadia já casados Foto: Toby Melville/Reuters
William e Kate no momento da troca de alianças
Fotogaleria
William e Kate no momento da troca de alianças Foto: Dominic Lipinski/Reuters
As primeiras imagens de Kate vestida de noiva
Fotogaleria
As primeiras imagens de Kate vestida de noiva Foto: Dylan Martinez/Reuters
Príncipe Carlos e Duquesa da Cornualha chegam à  Abadia de Westminster
Fotogaleria
Príncipe Carlos e Duquesa da Cornualha chegam à Abadia de Westminster Kai Pfaffenbach/Reuters
Princesa Beatriz e princesa Eugénia chegam a Westminster
Fotogaleria
Princesa Beatriz e princesa Eugénia chegam a Westminster Toby Melville/Reuters

14h41: As centenas de milhares de pessoas que assistiram emocionados ao casamento real nas ruas de Londres começaram a dispersar. A pompa e a tradição marcaram a união de William e Kate, que estão já no Palácio de Buckingham para o almoço volante oferecido pela Rainha a 600 convidados.

14h38

: Fotografias do bolo dos noivos: http://www.flickr.com/photos/britishmonarchy/sets/72157626482581411/

14h26

: A Scotland Yard estima que esteve um milhão de pessoas ao longo da rota percorrida pelos noivos e estiveram 500 mil pessoas diante do Palácio de Buckingham para assistirem ao beijo dos duques de Cambridge na varanda do palácio.

14h02

: Tudo acerca da recepção que decorre neste momento no Palácio de Buckingham:

site do casamento real

.

13h29

: Depois de aviões da Força Aérea terem cruzado os céus de Londres, os recém-casados voltaram para o interior do palácio.

Filomena Silvano

: No espaço público de Londres as pessoas amontoam-se. O beijo - rápido e nada cinematográfico - fechou as etapas públicas do ritual. Ainda houve um segundo, a pedido, como em qualquer casamento. Os aviões sobrevoaram Londres e ficou claro que as coisas sérias do mundo também estão aqui em causa.

Francisca de Souto Moura e Alexander Bos

: Em Battersea - um dos bairros mais étnicos em Londres, vende-se jamaican fried chicken, jerkey e o ar cheira a xixa! E até se vendem pastéis de nata com champagne! Sente-se o entusiasmo internacional por um evento tão britânico!

Raquel Ribeiro

: O beijo demorou mas a multidão ficou em êxtase quando os noivos se beijaram sob os aviões da Força Aérea.

Nuno Baltazar

: A mulher do “Speaker” da Câmara dos Comuns, John Bercow, tem problemas de proporção a todos os níveis, a começar pela grande diferença entre ela e o marido – deveria ter tido o cuidado de pôr uns sapatos mais baixos. Depois, os ombros são demasiado largos e evidenciam o porte atlético que tem. A coordenação entre os diferentes padrões: vestido, clutch e toucado resultam mal. O adorno dos sapatos também não tem nada a ver com nada. E ter arranjado o cabelo não lhe tinha ficado mal. A noiva do príncipe Alberto do Mónaco, Charlene Wittstock, está bem. Como tem ombros largos, a opção de gola e decote do casaco afastados do pescoço foi muito bem pensada porque reduz a largura de ombros, para além de tornar a silhueta mais harmoniosa. As cores do look resultam bem com o tom de pele e cabelo, mas são demasiado próximas das cores escolhidas pelo noivo. A mulher do primeiro-ministro David Cameron, Samantha, tem uma silhueta bonita e anatómica. Gosto particularmente da cor do vestido, num azul mediterrânico, e gosto do contraste da pashmina laranja. Como aspectos negativos deste look podemos realçar dois: o comprimento das mangas que devia ser a três quartos e o cuidado de ter retirado o autocolante dos materiais da sola dos sapatos.

Francisca de Souto Moura e Alexander Bos

: Ao chegar a Battersea street party somos recebidos com um belo grito - William e a Kate estão a beijar-se no ecrã.

13h28

: Kate e William deram um segundo beijo na varanda do Palácio de Buckingham.

13h26

: Kate e William deram um beijo na varanda do Palácio de Buckingham.

13h24

: Os recém-casados assomaram à varanda principal do Palácio de Buckingham para cumprimentarem os súbditos reunidos à frente do edifício.

13h12

: Veja aqui algumas imagens do interior e dos jardins do Palácio de Buckingham onde decorre, neste momento, a recepção organizada pela rainha: http://www.flickr.com/photos/britishmonarchy/sets/72157626574681298/

12h42

: O almoço oferecido aos convidados para a recepção que se segue ao casamento vai ser um buffet. Foram feitas as contas e cada convidado pode esperar comer 15 canapés – ao todo, foram feitos 16.900. Sandes de ovo, pastéis de milho miniatura, salmão fumado em pão integral, gelados miniatura, bolos de frutas, tartezinhas de limão caramelizadas e banana caramelizada são algumas das peças que compõem o buffet. Convidados a comentar o menu, alguns chefes britânicos disseram que parece mais um chá do que um almoço.

Filomena Silvano

: Rituais como um casamento real não escolhem períodos históricos. As pessoas casam-se, geração após geração. Mas adaptam-se aos tempos e por isso são lidos de formas diferentes. Em tempos de crise a vida irreal é precisa. A nossa sobrevivência depende disso. Precisamos de cinema, de desfiles de moda e de literatura. Precisamos de viver o irreal para reforçar a nossa capacidade de gerir o real. Talvez por isso, neste momento milhões de pessoas esperam, em frente aos ecrans, para ver um simples beijo. Igual aos outros todos, mas transformado, pela máquina das emoções colectivas, numa outra coisa. Um beijo de sonho como o de todos os adolescentes (tontos como já nós fomos um dia).

Francisca de Souto Moura e Alexander Bos

: Vários, já um pouco tocados com garrafas de champagne na mão e vestidos com a bandeira Union Jack, gritam que a Kate está linda e dançam! Um grupo disse-nos que tenciona festejar o dia e a noite toda vestidos de noivas e que planearam ir comer um english breakfast amanhã para curar a ressaca - remédio santo! Está tudo feliz! Muitos andam pelo campo a vender copos de morangos com chantilly, outros vendem garrafas de cidra e cerveja.

Filomena Silvano

: A gestão das contradições que o casamento encerra terá seguramente sido pensada ao milímetro pelo que deve estar presente na totalidade do desenho do ritual. Algumas das coisas a que temos acesso, indicam que assim foi. A suspensão dos votos de obediência, uma das alterações mais referidas, compatibiliza-se com a concepção contemporânea do feminino e do papel da mulher no casamento. A opção pela forma clássica (enriquecida pelo valor intrínseco do trabalho artesanal) do vestido - traduz mais os valores seguros da burguesia do que a ostentação que dá forma ao poder simbólico da aristocracia. Mas, como assinala Nuno Baltazar, essa opção foi bem combinada com os ditames do mundo da moda, que organiza as formas de ostentação capitalistas que hoje são interclassistas (pelo menos enquanto modelos).

12h39

: Houve uma detenção na Soho Square, depois de um anarquista ter resistido a uma operação de revista. Um grupo de cerca de dez anarquistas estava reunido no local, querendo levar a cabo a cerimónia alternativa “Casamento Zombie”.

12h26

: Os recém-casados juntam-se nas próximas horas a cerca de 600 convidados para uma recepção oferecida pela rainha. A recepção constará de um almoço volante e de um brinde com champanhe. Logo à noite, o pai de William, o príncipe Carlos, irá oferecer um jantar apenas a 300 convidados (a família directa dos noivos e os amigos mais chegados). Depois do jantar e da dança, o irmão do noivo, o príncipe Harry, organizou uma espécie de

after-party

, igualmente no Palácio de Buckingham.

12h24

A aliança de casamento de Kate foi oferecida ao Princípe William pela Rainha Isabel pouco depois do anúncio do noivado. A peça foi encomendada à Casa Wartski e é feita de ouro galês. As alianças de casamento de Príncipe Carlos e de Camilla foram feitas pelos mesmos joalheiros.

12h22

: Os duques de Cambridge já chegaram ao recinto do Palácio de Buckingham, onde decorre até meio da tarde de hoje uma recepção oferecida pela rainha. Os recém-casados irão surgir à varanda do palácio às 13h25, para cumprimentar os súbditos e brindar os espectadores com o tradicional beijo.

Raquel Ribeiro

: A multidão começa a dispersar da avenida e a dirigir-se para o Palácio de Buckingham. Espera-se que a avenida se mantenha aberta para que as pessoas possam assistir ao esperado beijo dos recém-casados na varanda do palácio.

Francisca de Souto Moura e Alexander Bos

: Camp Royal - a Royal sleepover em Clapham Common: para poder acampar no recinto os 3 dias tem que se pagar desde 75 a 3500 libras (para uma tenda de luxo) mas por agora está tudo sentado com piqueniques a frente do ecrã gigante a ver os noivos chegar a Buckingham. Muitos já começam a despir casacos porque o sol está aparecer entre as nuvens...

12h12

: A multidão fica ao rubro à medida que avista o cortejo real. Felizmente não chove.

Filomena Silvano

: A eficácia do ritual vem-lhe, é certo, da profundidade histórica. Mas há outras coisas. É um casamento que congrega em si coisas contraditórias e de gestão complexa. O príncipe representa, com toda a propriedade, a realeza no seu sentido mais estrito, mas é também o filho de uma mulher que trouxe para dentro da casa real a versão pequeno burguesa da vida familiar. O individualismo e a psicologia; a intimidade tida como algo que possui uma verdade intrínseca e que por isso é vista como superior às instituições. Tudo coisas que agradam às classes médias contemporâneas e que formatam a vida dos seus modelos mediáticos. Kate é uma rapariga com origens operárias que numa geração passa de burguesa (na versão mais delicada de gerir, a do "novo rico") a princesa, com a possibilidade acrescida de vir a ser Rainha. Por razões diferentes, os dois elementos deste casal congregam os valores de camadas da população que, para o resto, têm interesses diversos. E alguns rituais servem exactamente para isso: para suspender as divergências e produzir o sentido de unidade.

Francisca de Souto Moura e Alexander Bos

: Acabamos de atravessar a cidade para ir a outra festa. O ambiente no metro está morto em comparação ao que costuma estar - nunca o vimos tão vazio em Londres. Os que decidiram não ver ou festejar o casamento são poucos... Já vimos uma multidão de pessoas ao longe para no Camp Royal - um acampamento de 3 dias dedicado ao casamento.

12h08

: Começou o cortejo real pelas ruas de Londres, entre a abadia e o Palácio de Buckingham. Os recém-casados viajam numa carruagem aberta que data de 1902 e que é puxada por quatro cavalos. O cortejo passa por alguns dos mais emblemáticos

ex libris

londrinos.

12h07

: Kate e William, já casados, saem da abadia e sorriem à multidão. A entrada de Westminster está guardada por membros das Forças Armadas britânicas.

12h04

: Os duques de Cambridge preparam-se para sair da abadia.

Nuno Baltazar

: Elton John resolveu fazer pendant com a Rainha em versão coelho da Páscoa.

12h02

: A carruagem em que William e Catherine farão a viagem entre a abadia de Westminster e o palácio de Buckingham é a mesma em que viajaram os pais do noivo (Carlos e Diana) no dia em que casaram. Trata-se de um veículo de 1902 construído para o rei Eduardo VI e que é usado frequentemente pela rainha Isabel II. Se o clima de Londres não tivesse ajudado e chovesse torrencialmente, a carruagem escolhida seria aquela em que Diana seguiu para se casar, fechada e construída em 1881. Foi a usada pela rainha Isabel II para regressar a casa depois de casar com Filipe de Mountbatten. Uma nota sobre os cavalos que vão puxar a carruagem: no Reino Unido, só os monarcas podem ser puxados por cavalos cinzentos, mas Isabel II decidiu permitir que William e Catherine usassem alguns, segundo o site da ABC News.

12h01

: O bouquet de Kate contém alguns ramos da murta plantada pela Rainha Vitória em 1845, na Osborne House, na ilha de Wight. Ramos de murta foram usados pela primeira vez no bouquet pela filha mais velha da Rainha Vitória, a Princesa Vitória, quando se casou em 1858 por ser uma planta que representa a inocência tradicional de uma noiva.

Filomena Silvano

: Os cânticos encheram a cidade de Londres. Percebe-se que não é a parte do conto de fadas o que realmente faz sentido. É mais a partilha colectiva de emoções em torno de um casal que, e apesar das contradições que a sua união encerra, simboliza a unidade de um Reino.

Raquel Ribeiro

: 11h50: Depois do “i will”, o hino nacional foi o momento mais alto da cerimónia. As Union Jacks esvoaçam entre

cheers

à Rainha e aos noivos.

11h50

13h25 é a hora prevista para William e Catherine chegarem à varanda do palácio de Buckingham. Segundo a revista History, da BBC, a tradição começou no reinado da rainha Vitória, que, com pena da multidão que se juntara nos portões do palácio no dia do casamento da sua filha Alexandra, em 1858, ordenou que a família fosse à varanda acenar. Foi preciso esperar por 1981 para se ver um beijo entre dois recém-casados – Carlos e Diana uniram timidamente os lábios (ele mais tímido do que ela), depois de a multidão ter exigido um beijo a sério e não o beijo na mão que Carlos dera à sua mulher. O príncipe André beijou na boca a mulher, Sarah, na mesma varanda. Os outros filhos da rainha, Ana e Eduardo, não beijaram os respectivos esposos em público. Tão pouco Carlos foi visto a beijar a segunda mulher, Camilla.

11h45

: Pelo menos 17 pessoas já foram detidas no perímetro da zona de segurança, por motivos variados, incluindo desacatos, embriaguez, posse de droga e assédio sexual.

11h45

: Após as cerimónias, os duques de Cambridge irão à varanda do palácio de Buckingham para agradecer ao povo nas ruas e para se mostrar. De seguida, participam no almoço volante que a rainha oferece a 650 convidados. À noite, 300 convidados regressam ao palácio para um jantar.

Nuno Baltazar

: A rainha Isabel II está igual a si própria, num conjunto amarelo “mal-disposto”!

11h44

: Este foi o 15.º casamento real a ter lugar no mesmo lugar sagrado de Westminster desde 110. A abadia foi fundada em 960, mas um edifício só foi construído entre 1040 e 1050, tendo sido depois reconstruído ao longo dos séculos.

Nuno Baltazar

: As princesas Beatrice e Eugene de York estão medonhas!

11h44

: O vestido de Kate, criado por Sarah Burton pela Alexander McQueen, é uma homenagem à sofisticada tradição artesã britânica. A aplicação de renda no corpete e na saia do vestido foi feita à mão pelos alunos da Royal School of Needlework, em Hampton Court Palace.

11h42

: De acordo com a escritora Amanda Marcotte, Catherine limitou-se a seguir os rituais da Igreja de Inglaterra, que já tinha retirado das frases que a noiva proclama durante a cerimónia a palavra “obedecer”. Na verdade, explicou à BBC online, retirou-a palavra em 1922. O que quer dizer que todas as noivas reais que proferiram o voto depois dessa data o fizeram porque quiseram ou foram mal informadas. “Fico contente pró a família real ter progredido até aos anos de 1920 disse sarcástica, a escritora -, espero agora um futuro novo e vibrante em que as mulheres comecem a usar calças e ponham os homens a ter filhos”.

Miguel Esteves Cardoso

: Tenho de ir dormir. Parabéns aos noivos e adeus a todos! Foi mais um momento histórico num dia já de si emocionante.

Nuno Baltazar

: Camila surgiu num conjunto Anna Valentine, autora do seu vestido de noiva e responsável pela sua mudança do look. O vestido e casaco bicolor pela linha do joelho, em tons de champanhe e azul acinzentado na parte de cima, é muito discreto e o corte simples marca ligeiramente o tórax que é sempre uma boa solução para quando não se tem a cintura marcada. O destaque do vestido está na parte de baixo; em pregas e em aplicação de bordados dourados a fazer a junção das duas cores. O chapéu Philip Treacy tem uma aba larga mas virada na frente. que deixa iluminar o rosto.

Raquel Ribeiro

: 11h20: Estão casados!, diz Suzie. Estão a ouvir pela rádio e pelos altifalantes. Seguem também a cerimónia pelo programa. Sarah diz: não trocava por nada estar aqui, a ouvir a bela voz do arcebispo, e imaginar tudo!

Miguel Esteves Cardoso

: Pelo menos não é o "Candle in the Wind". ("Não fales cedo de mais!", diz a Maria João).

Miguel Esteves Cardoso

: Cala-te!

Miguel Esteves Cardoso

: O irmão da Katie é um robô.

11h29

: O último duque de Cambridge foi um neto de Jorge III, um militar que casou com uma plebeia por amor. De nome Jorge, casou com uma actriz, Sarah Louisa Fairnrother em 1847, quando ela já estava grávida do terceiro filho do casal. Recusou casar com a mulher que a família escolhera para si considerando que os “casamentos arranjados” estavam destinados a falhar. O seu casamento com a actriz nunca foi reconhecido pela prima, a rainha Vitória.

Miguel Esteves Cardoso

: O irmão da Katie oferece os seus conselhos - uma seca sem fim.

Miguel Esteves Cardoso

: Começou a fase do tédio.

11h28

: A tiara de Kate foi-lhe emprestada pela Rainha Isabel que a recebeu de presente da sua mãe quando completou 18 anos. É uma tiara Cartier, de 1936.

Miguel Esteves Cardoso

: Mau sinal: o Elton John está a sorrir.

Miguel Esteves Cardoso

: Que casal tão caprichoso - ela recusa-se a dizer que obedece e ele, para se vingar, não usa aliança.

Miguel Esteves Cardoso

: Não metam Deus no meio disto!

Miguel Esteves Cardoso

: Não filmam a cara da Raínha Isabel. Deve estar a chorar, com certeza. Not.

Filomena Silvano

: Ainda a noiva ... demasiado maquilhada. Parece arranjada por um cabeleireiro de bairro. Talvez seja a aproximação à versão princesa do povo.

Miguel Esteves Cardoso

: O anel ainda tentou sabotar a coisa, mas acabou por entrar.

Miguel Esteves Cardoso

: Pronto. O mal está feito.

Miguel Esteves Cardoso

: O William está com vontade de se rir.

11h23

: O hino "Guide Me O Thou Great Redeemer" ouvido antes do início da cerimónia, foi um dos temas ouvidos no funeral da Princesa Diana e é muitas vezes cantado em competições de râguebi, na Grã-Bretanha, desporto de que o Princípe Guilherme é um grande entusiasta.

11h18

: O príncipe William e Kate Middleton estão oficialmente casados. Passam a ser o duque e a duquesa de Cambridge. O arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, oficializou o acto do matrimónio com as seguintes palavras: “Declaro que sejam marido e mulher, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.

11h17

: Kate Middleton já tem no dedo a aliança de casada. O príncipe William não usará aliança.

Miguel Esteves Cardoso

: A Katie está cheia de tiques. Pobre rapariga!

11h21

: Catherine Middleton tem 29 anos. No momento em que for pronunciado que o casal já é marido e mulher, torna-se automaticamente sua alteza real a princesa Guilherme de Gales. Ainda hoje, ou nos próximos dias, torna-se princesa Catherine e, de future, acumulará o título de duquesa de Cambridge. Na troca de votos, foi retirada a palavra “obedeço” do ritual.

11h16

: O príncipe William e Kate Middleton já proferiram os votos de casamento.

Nuno Baltazar

: A maquilhagem escolhida por Kate é também discreta, sendo que o destaque centra-se nos olhos fumados que realça a cor dos olhos e dá profundidade ao olhar.

Miguel Esteves Cardoso

: Que "I will" mais engolido, William.

Francisca de Souto Moura e Alexandre Bros

: A rua não é mais do que 30metros de comprimento tem um ecrã gigante no fim, está abarrotar de gente, muitos já a beber cerveja e cidra, muitos mascarados com bandeiras do Guilherme e da Kate, é milhares lá fora a espera de entrar. Agora parou tudo para ver a noiva a subir ao altar... As raparigas a nossa volta estão todas a comentar que a noiva está linda, e que o vestido é McQueen "Royal beauty!

11h13

: Kate Middleton já não tem o véu em frente do rosto. Kate e William estão juntos no altar, lado-a-lado.

Miguel Esteves Cardoso

: O Arcebispo fala do "horroroso dia do Julgamento". Medo!

Miguel Esteves Cardoso

: A Katie e o William estão quase em coma.

Nuno Baltazar

: Ao fazer a opção pelo vestido de Sarah Burton, Chaterine vem no fundo ao encontro dos desejos de todas as editoras de moda, e que é sem dúvida o primeiro passo para o ícone de moda que será.

Miguel Esteves Cardoso

: Yada yada yada.

Miguel Esteves Cardoso

: Começa a lenga-lenga.

Miguel Esteves Cardoso

: Tantas medalhas tem o príncipe Carlos. De que são?

Miguel Esteves Cardoso

: Mantenham o Elton John longe do piano.

Nuno Baltazar

: O vestido de Kate, criado por Sarah Burton, a sucessora de AlexanderMcQueen, tem um look muito anos de 1950, com um corpo estruturado até à cintura. Todo em cetim duchesse (o rolls royce dos cetins) o corpo é sobreposto com renda chantily com decote em V e manga justa. A saia é toda rodada com pregas a partir da cintura, também típico dos anos 50, e parte de trás do vestido , as pregas ganha tridimensionalidade, que também ajuda a dar mais volume e comprimento à cauda. A cauda é em U, com o comprimento certo sem ser demasiado pesada. Esta escolha vem reflectir o espírito de modernidade da noiva que se manteve fiel a um designer britânico mas não dos mais tradicionais. Um vestido que vai ditar tendência, de certeza absoluta. Completamente intemporal: é bonito hoje e vai ter a mesma beleza daqui a muitos anos. O Bouquet de flores campestres, muito pequeno, é delicado. O único apontamento menos feliz será o volume do véu estar demasiado próximo da cara.

Miguel Esteves Cardoso

: Tu também, William!

Miguel Esteves Cardoso

: Ainda vais a tempo, Katie! Foge!

Miguel Esteves Cardoso

: De acordo com o protocolo, Guilherme não pode olhar para trás enquanto a noiva percorre a neve da igreja e até lhe ser apresentada no altar.

11h09

: Tudo sobre o vestido de noiva: http://www.officialroyalwedding2011.org/blog/2011/April/29/The-Wedding-Dress--Bridesmaids--Dresses-and-Page--Uniforms

11h06

: As árvores que decoram o interior da abadia estão em vasos e serão replantadas após a cerimónia.

11h03

: Kate Middleton percorre a nave da abadia acompanhada do pai.

Filomena Silvano

: A princesa plebeia optou pela descrição classissista (um valor que compensa a insegurança de quem está a fazer mudar uma instituição).

Miguel Esteves Cardoso

: E era isto um casamento discreto, só com uns poucos amigos.

Miguel Esteves Cardoso

: O Príncipe Harry é um bocado orangotango a andar.

Miguel Esteves Cardoso

: A guerra astral dos Super Bispos vai começar.

Miguel Esteves Cardoso

: Pensa o pai da Katie: "Não era isto que eu queria para a minha filha".

Miguel Esteves Cardoso

: O pai da Katie continua desolado.

10h59

: A noiva, Kate Middleton, vestida com uma criação da estilista Sarah Burton, chegou à Abadia de Westminster. A cerimónia começa dentro de breves minutos.

Miguel Esteves Cardoso

: Há um problema nos mamilos com o vestido da noiva.

Nuno Baltazar

: A irmã de Kate, que é muito bonita, é a única até agora de vestido comprido (mas pode porque é dana de honor) anatômico, cor de marfim, drapeado e a contornar muito o corpo.

Filomena Silvano

: A noiva. Rendas brancas ... muitos metros. Cara tapada pelo véu ... entre a Pop star e a uma virgem de antigamente.

Nuno Baltazar

: Do que deu para ver, o vestido da noiva parece muito bonito. Tem um corpo estruturado com uma sombra em cai-cai, sobreposto por um corpo de renda com uma manga justa e decote em V. Um compromisso perfeito entre o tradicional e o jovem, como ela é.

Miguel Esteves Cardoso

: Aqui ao meu lado, a Maria João já está a avisar que vai chorar.

10h55

: A irmã de Kate e sua madrinha de casamento, Philippa Middleton, vestida de branco, acaba de entrar na abadia acompanhada das crianças que ajudarão à cerimónia.

Nuno Baltazar

: A mãe de Kate optou por um conjunto de vestido e casaco, em cor de Hortência, de Katherine Walker. Muito discreta e elegante, denuncia a excelente forma física em que se encontra.

Miguel Esteves Cardoso

: Agora a sério: é pena não estar cá a Princesa Diana.

Miguel Esteves Cardoso

: Comparando casamentos, a Diana vinha mais saloia.

10h58

: Philip Treacy, o criador responsável pelo chapéu da Duquesa da Cornualha, é um dos chapeleiros preferidos de Lady Gaga e de Sarah Jessica Parker. O jornal Daily Mail apontou-o como o criador da peça que Kate levará no cabelo.

Miguel Esteves Cardoso

: Se tudo der para o torto, estas são as imagens que nos vão amargar o resto da vida.

10h50

: A primeira imagem de Kate Middleton vestida de noiva a entrar para o carro mostra um vestido com um decote de renda e um longo véu.

10h56

: No casamento de Diana, houve um imprevisto. Os designers não tiveram em conta que a futura princesa de Gales iria chegar à igreja numa carruagem apertada e o vestido, em tafetá, ficou completamente amarrotado. Kate terá tido este exemplo em conta quando escolheu o seu vestido de linha A e corpo cai-cai coberto por um top de renda com mangas. Das noivas reais do século XX, só Grace Kelly usou renda.

Miguel Esteves Cardoso

: A Princesa Katie está oficialmente gira.

Miguel Esteves Cardoso

: Aí vem a nossa Katie, com uma ave agoirenta à frente, onde deveria ser o lugar do condutor.

Miguel Esteves Cardoso

: A rainha. De amarelo junto aos bispos fazem uma mancha dourada. O poder simbólico ... encenação perfeita.

Miguel Esteves Cardoso

: A Raínha Isabel já se arrependeu do amarelo.

Filomena Silvano

: A rainha. De amarelo junto aos bispos fazem uma mancha dourada. O poder simbólico ... encenação perfeita.

10h52

: Quando terminou a faculdade, Kate já era a namorada do príncipe William e e, por isso, foi difícil integrar-se no mundo do trabalho. Juntou-se à empresa de moda Jigsaw, de onde acabaria por sair. Teve aulas de fotografia em Nova Iorque – e teve algumas aulas privadas com Mario Testino – e, oficialmente, passou a ser a fotógrafa da empresa dos pais, a Party Pieces.

Miguel Esteves Cardoso

: A manta azul que a Raínha Isabel traz ao colo ficava-me melhor a mim.

10h45

: A rainha Isabel II - vestida de amarelo - e o marido, o Duque de Edimburgo chegaram à Abadia de Westminster.

10h44: A ameaça de bomba em torno do Goring Hotel foi aplacada, diz o “The Daily Telegraph”.

Miguel Esteves Cardoso

: A Raínha Isabel vem canarinha.

10h50

: Camilla, a Duquesa da Cornualha, chegou à Abadia de Westminster num vestido de seda desenhado por Anna Valentine e num chapéu voluptuoso de Philip Treacy.

Nuno Baltazar

: O Príncipe William está bem, apenas com um ar mais velho. O facto de estar com menos cabelo puxa-o mais para o lado dos príncipes de Gales e abafa um pouco o sorriso terno que herdou da sua mãe. David Beckham surgiu num estilo demasiado clássico que não lhe fica muito bem: de fraque, com gola levantada e com um penteado muito formal. Já Victoria estava muito elegante, num vestido preto ou azul muito escuro.

Miguel Esteves Cardoso

: A Rainha, ao menos, veio num Rolls Royce. Não é para brincadeiras nem para carrinhas Volkswagen.

Miguel Esteves Cardoso

: Toda a gente cobiça a capa de oiro do Super Bispo.

Miguel Esteves Cardoso

: A Rainha, ao menos, veio num Rolls Royce. Não é para brincadeiras nem para carrinhas Volkswagen.

10h46

: De cada vez que um membro da família real sai do palácio de Buckingham ouve-se a saudação real tocada num atrompeta. O príncipe de Gales, a duquesa da Cornualha, o príncipe Harry, Carole e Michael Middleton (pais da noiva), Philippa “Pippa” e James Midlleton (irmãos da noiva) são os padrinhos. Serão eles a assinar o registo de casamento.

Miguel Esteves Cardoso

: Lá está o paspalho do André.

10h45

: O príncipe de Gales e a duquesa da Cornualha (pai e madrasta do noivo), vestida por Anna Valentine, chegaram à abadia.

10h45

: O programa oficial do casamento está a ser vendido no percurso para a abadia de Westminster a duas libras cada exemplar. Os lucros revertem a favor da Fundação Príncipe Guilherme e Príncipe Harry.

Raquel Ribeiro

: Aqui no Mall, conheci Sarah e Suzie Walter, mãe e filha. Suzie de 14 anos quer ser designer e aposta que Kate vai aparecer com um vestido sem alças, cabelos presos, luvas de renda e pérolas. Será?

10h40

: O duque de York, a princesa Beatriz, a princesa Eugenie (tio e primas do noivo, respectivamente), chegaram à Abadia. Chegou igualmente a Westminster o príncipe.

Miguel Esteves Cardoso

: Coitada da Camilla - também merecia um marido melhor.

Filomena Silvano

: A mãe da noiva. De cinza claro e porte altivo, tenta reproduzir o charme discreto da burguesia.

10h43

: William conheceu Kate na faculdade, na Escócia. Ambos frequentavam o curso de História da Arte e partilharam uma casa, com mais alguns colegas. Ter-se-ão apaixonado em 2003. O príncipe acabaria por mudar de curso, para Geografia, que completou antes de começar a sua formação militar. Kate licenciou-se em História da Arte e é a primeira vez que uma futura rainha britânica tem formação universitária.

Miguel Esteves Cardoso

: Como é que o Carlos teve a lata de trazer a amante ao casamento do filho?

Miguel Esteves Cardoso

: O vestido dourado do Bispo já é um sério candidato ao mais lindo do dia.

Miguel Esteves Cardoso

: Que bom ser chapeleiro em Inglaterra!

Miguel Esteves Cardoso

: Achtung! O chapéu da princesa Maria Eugénia é tóxico!

Miguel Esteves Cardoso

: Chegou a aeromoça. Atenção às instruções de segurança.

10h37

: Se o segredo em torno do vestido de Kate será mantido até ao último minuto, a namorada do Princípe Harry, Chelsy Davy fez questão de divulgar o que traria vestido pela imprensa. A jovem de 25 anos chegou num vestido Alberta Ferreti em tons de verde água.

Miguel Esteves Cardoso

: Chegou o Napoleão.

10h33

: A mãe de Kate, Carole Middleton, e o irmão de Kate, James, chegaram à abadia. Carole veste uma combinação de vestido de seda e casaco-vestido azul claro, criação da estilista Catherine Walker.

10h33

: A polícia está a investigar um carro suspeito colocado à porta do hotel onde está instalada a noiva, o Goring Hotel, no centro de Londres. A área em torno do hotel foi entretanto evacuada.

10h32

: O vestido de Diana, a mãe do noivo, foi desenhado pela dupla de criadores londrinos Elizabeth e David Emanuel. Além de seguir as tendências da época (início dos anos de 1980), tinha como inspiração o vestido de casamento da rainha Vitória, que casou em 1840.

Miguel Esteves Cardoso

: A Raínha da Dinamarca anda a comer do fiado.

Raquel Ribeiro

: O que é mais impressionante é a quantidade de jovens e famílias inteiras com bebés e crianças nas ruas.

Miguel Esteves Cardoso

: Que fizeram ao trânsito, meu Deus?

Miguel Esteves Cardoso

: A Katie, como sempre, chega cedo de mais, à ganância.

Raquel Ribeiro

: Quem chegou depois das 9h já não conseguiu entrar no Mall (a grande avenida que dá ao Palácio de Buckingham) onde milhares de pessoas, inclusive eu, já vimos o príncipe sair à caminho da Igreja e a cada momento é anunciado quem chega.

10h30

: Kate conseguiu que nem uma palavra chegasse aos media quanto ao seu vestido de noiva, que só será revelado no momento em que sair da viatura. Mas a momentos da cerimónia a especulação continua e a BBC online noticia que foi vista a entrar na abadia de Westminster uma mulher que trabalha com Sarah Burton, a directora criativa da marca Alexander McQueen.

10h29

: Dentro da abadia as árvores parecem continuar o espaço público. E o princípe fala, fala ... numa versão leve do cumprimento do ritual.

Miguel Esteves Cardoso

: Que convidados tão feios!

10h22:

O príncipe William, vestido em tons de vermelho e dourado, no seu uniforme de coronel da Guarda Irlandesa, saúda alguns dos convidados enquanto espera pela entrada da noiva, Kate Middleton, que chegará à Abadia muito perto das 11h00, altura em que começa a cerimónia.

Miguel Esteves Cardoso

: Entre os convidados, discretamente, Sandokan.

10h25:

O casamento da então princesa Isabel com Filipe de Mountbatten, em 1947, foi o primeiro a ser transmitido na televisão, mas chegou a 200 milhões de pessoas via rádio, através de uma emissão directa. O enlace de William e Kate será visto por dois mil milhões de pessoas.

Miguel Esteves Cardoso

: Naquela farda, o Harry parece um presidente de uma república das bananas.

Miguel Esteves Cardoso

: O meio-irmão ainda está ressacado.

Miguel Esteves Cardoso

: Pelo menos não esconde a careca. Mesmo assim, quando teremos nós um casamento real com um príncipe jovem, ainda com cabelo?

Filomena Silvano

: Londres, uma cidade investida por uma multidão que revive emoções vindas do passado. Pessoas, muitas pessoas, ruas vazias e um carro maravilhoso. Lá dentro um princípe.

Miguel Esteves Cardoso

: Esta é a multidão que vai odiá-lo se ele fizer à Kate o que o pai dele fez à Diana.

10h21

: Ao contrário do que aconteceu no casamento do seu pai, William optou por chegar à abadia de Westminster num carro e não numa carruagem aberta. Kate fará o mesmo. A viagem para o palácio de Buckingham, essa sim será em carruagem aberta.

Francisa de Souto Moura

Chegamos a Leonard Street, onde vai haver a maior festa "anti". Só abrem as portas às 10h30 mas já está um fila infinita que dá a volta ao bairro inteiro - sempre é verdade, seja qual for a geração, faça sol ou chuva, os ingleses adoram estar a espera nas filas...

10h19

: Outra tradição que se cumpre: William, que pertence aos três ramos das Forças Armadas, veste um traje de gala militar, assim como seu irmão. O pai casou com um traje da Marinha, William optou pelo Exército e os trajes foram confeccionados pela firma Gieves & Hawkes, de Saville Row.

10h17:

O príncipe William e o seu irmão e padrinho, o príncipe Harry, já saíram de Clarence House em direcção à Abadia de Westminster.

10h16

: Depois da lua-de-mel, o casal regressa ao Norte do País de Gales, onde William está incorporado na Força Aérea. A casa onde vão viver – e onde já viviam – é arrendada e custa cerca de 750 euros por mês. O príncipe recebe um salário próximo dos 1300 euros.

Miguel Esteves Cardoso

: A Má da Raínha não quer que a Katie seja Princesa Catarina. Vai ser apenas Duquesa de Cambridge. Mas já tem direito a ser Her Royal Highness. Mas só se não fugir ao casório.

10h14

: A noiva vai chegar ao altar ao som do hino da coroação I Was Glad, de sir Charles Hubert Hastings Parry, composto para a coroação do rei Eduardo VII na abadia de Westminster,,em 1902. Durante a celebração vão ser ouvidas composições clássicas de Elgar, Britten e Vaughan Williams, além do hino Jerusalém e da melodia inglesa Greensleeves.

10h09

: O cantor Elton John e o seu marido, David Furnish, já estão na abadia.

Miguel Esteves Cardoso

: Mas quem é que se lembra de casar às onze da manhã?

10h09

: O príncipe William usará o uniforme de coronel da Guarda Irlandesa. Todos os pormenores acerca daquilo que usará o noivo e o padrinho, o príncipe Harry, aqui: http://www.officialroyalwedding2011.org/blog/2011/April/29/The-Bridegroom-and-Best-Man-Uniforms

10h13

: Como é tradição, William vai assumir um título, o de duque de Cambridge. Kate será a sua alteza real a duquesa de Cambridge.

10h12

: A abadia de Westminster, de estilo gótico, é considerada a igreja mais importante de Londres. É o local de coroação dos monarcas britânicos e ali se casou Isabel II.

10h05

: Já se sabem pormenores acerca do vestido da mãe da noiva, Carole Middleton: vestido-casaco azul celeste, vestido de seda azul por baixo. Ambos desenhados pela estilista Catherine Walker. Sapatos de cetim com pequena abertura à frente. Chapéu desenhado por Jane Corbett.

09h57

: O realizador Guy Ritchie, ex-marido da cantora Madonna e primo afastado de Kate Middleton, chegou à abadia acompanhado da actual namorada, Jacqui Ainsley, que está grávida de quatro meses.

09h54

: De acordo com o @tweetminster, o assunto Casamento Real está a ser comentado no Twitter 67 vezes por segundo.

Francisca de Souto Moura e Alexander Bos

: À boa moda inglesa, um dia de festa nacional não começa sem um céu cinzento. A estação de Westminster já fechou e então já viemos para East London, o bairro alternativo e hipster de Londres, onde as pessoas também decidiram festejar à sua maneira mesmo que a família real não ponha cá os pés desde da segunda guerra mundial!

09h53

: Hoje é o dia em que a realeza britânica casa com o seu povo. Nunca na História de Inglaterra um príncipe herdeiro do trono (neste caso o segundo na linha da sucessão) casou com uma plebeia. É certo que a rainha mãe era plebeia, mas não casou com o herdeiro da coroa, casou com o irmão dele que acabou por ascender ao trono como Jorge VI por abdicação do irmão.

09h48

: Sir John Major, antigo primeiro-ministro, chegou à abadia.

09h40

: O primeiro-ministro britânico, David Cameron, já chegou a Westminster.

09h36

: O presidente da câmara de Londres, Boris Johnson, já chegou à abadia, acompanhado da mulher. O

mayor

londrino vai oferecer aos noivos uma bicicleta de dois lugares. Johnson é um grande defensor dos transportes públicos na capital britânica e mais ainda dos “transportes limpos”.

09h16

: David e Victoria Beckham chegaram à abadia de Westminster. Victoria veste de azul-escuro, num vestido largo que cobre que cobre a sua barriga de grávida

09h10

: A Clarence House prometeu detalhes do vestido de Kate Middleton em primeira mão através da sua conta de Twitter: http://twitter.com/#!/ClarenceHouse

09h02

: O nadador olímpico Ian Thorpe e a namorada do príncipe Harry, Chelsy Davy, já entraram na abadia

09h00

: As primeiras imagens do interior da abadia mostram que foram colocadas árvores no interior da nave central

08h30

: Alguns convidados começam a chegar à abadia de Westminster. Entretanto, os tripulantes da Estação Espacial Internacional gravaram um vídeo em que desejam felicidades aos noivos: http://www.youtube.com/watch?v=hDQ2O8fO1sI&feature=player_embedded

08h00

: William e Kate terão os títulos oficiais de duque e duquesa de Cambridge. Esse será o nome pelo qual deverão ser tratados depois do casamento. O Palácio de Buckingham anunciou igualmente outros dois títulos para ambos: conde e condessa de Strathearn e barão e baronesa de Carrickfergus.