Alterações climáticas roubam meio metro de costa ao Árctico todos os anos

Foto
Cientista perto de uma zona costeira exposta à erosão na ilha Herschel, Canadá Foto: Michael Fritz/Alfred Wegener Institute

As placas de gelo no mar que protegiam a costa do Árctico da erosão estão a desaparecer, deixando o litoral exposto à força das ondas. Todos os anos, é “roubado”, em média, meio metro de litoral, concluíram mais de 30 cientistas de dez países que foram ver o que está a acontecer em cem mil quilómetros.

O recuo da linha costeira no Árctico é particularmente impressionante no Mar de Laptev e no Este da Sibéria (ambos na Rússia) e no Mar de Beaufort (nas costas do Canadá e Alasca). Aqui, o recuo ultrapassa os oito metros por ano.

Segundo explica o Alfred Wegener Institute, que participou nos estudos, dois terços da costa do Árctico são apenas permafrost, ou seja, solo permanentemente gelado, sem rocha. “Estas costas estão a ser muito atingidas pela erosão”, notam os cientistas, em comunicado. “Até agora têm sido protegidas por grandes placas de gelo na superfície do mar da força das ondas. Mas com o declínio contínuo desse gelo, esta protecção está em risco, alterando uma situação que se manteve estável durante milénios”, notam os cientistas alemães.

O recuo da linha litoral tem implicações para as populações que aí vivem, para os animais e para as reservas de água doce.

O estudo da zona costeira do Árctico demorou uma década a ser feito. “Quando começámos a recolher dados de forma sistemática, em 2000, apenas estava disponível informação detalhada para 0,5 por cento da costa do Árctico”, lembrou Hugues Lantuit, do Alfred Wegener Institute. Finalmente, “temos uma visão completa do estado e das ameaças a estas áreas”, acrescentou o especialista.

Sugerir correcção
Comentar