Administração Eleitoral quer notificar também novos eleitores

Foto
A Administração Eleitoral quer notificar os jovens com 18 anos que não têm Cartão de Cidadão Adriano Miranda

Para as eleições presidenciais em Janeiro estava previsto o envio de cerca de 770 mil notificações sobre o número de eleitor. A administração eleitoral estima agora em um milhão o número de cartas a enviar, que inclui os jovens automaticamente recenseados que vão votar pela primeira vez, mas têm Bilhete de Identidade.

Além dos portugueses com Cartão de Cidadão que têm novo número de eleitor, a Administração Eleitoral quer notificar os jovens com 18 anos que não têm Cartão de Cidadão mas que têm um novo número de eleitor gerado pelo recenseamento automático.

Esta será a tarefa mais difícil, segundo Jorge Miguéis, director-geral da Administração Eleitoral, “cujo sucesso não podemos garantir a 100 por cento”, diz. Isto porque a base de dados dos registos de Identificação Civil, que reúne a informação dos portadores de Bilhete de Identidade, não contém a morada completa dos cidadãos, ao contrário do que acontece com a base de dados do Cartão de Cidadão, explica.

As notificações que ficaram por concretizar serão realizadas de forma massiva nas próximas semanas e depois o envio passará a ser um procedimento de rotina, indica o director-geral.

Além do envio das notificações, Jorge Miguéis garante que serão reforçados os suportes electrónicos de informação – Portal do Eleitor, site do recenseamento e sms 3838 - que não conseguiram dar resposta no tempo previsto dia 23 de Janeiro.

Sugerir correcção
Comentar