WikiLeaks proposta para Nobel da Paz

Foto
A WikiLeaks tem divulgado milhares de documentos confidenciais Valentin Flauraud/Reuters

A WikiLeaks foi proposta como candidata ao Nobel da Paz em 2011 por um deputado norueguês que sublinhou o papel da organização para a transparência e a liberdade de expressão no mundo.

A iniciativa partiu do deputado norueguês Snorre Valen, socialista, que defendeu o contributo desta organização que integra um “site” especializado na publicação de informações confidenciais para a transparência no mundo e escreveu no seu blogue: “Liu Xiaobo recebeu o Nobel da Paz no ano passado pelo seu combate a favor dos direitos humanos, da democracia e da liberdade de expressão na China”. E adiantou: “Da mesma forma, a WikiLeaks contribuiu para a promoção desses mesmos valores a nível mundial ao destacar, entre outras coisas, a corrupção, os crimes de guerra e a tortura”.

Para Valen, a WikiLeaks foi “dos maiores contributos para a liberdade de expressão e a transparência” e é uma “candidata natural ao Nobel da Paz”, adiantou à Reuters.

Depois de ter divulgado documentos confidenciais sobre as guerras no Iraque e no Afeganistão, a WikiLeaks começou recentemente a publicar mais de 250 mil documentos diplomáticos norte-americanos, o que levou o seu fundador, Julian Assange, a ser duramente criticado pelos EUA.

O período para propor candidatos ao Nobel terminou na terça-feira, e os nomes de potenciais candidatos podem ser sugeridos por deputados ou ministros de todo o mundo, antigos laureados ou organizações internacionais.

Valen sublinhou o papel da WikiLeaks na revolta popular que levou à queda do regime na Tunísia. “Ao revelar os negócios e as questões financeiras relativas à família presidencial da Tunísia, a WikiLeaks deu uma pequena contribuição para o derrube de uma ditadura de 24 anos”.

Vários especialistas na questão do Nobel da Paz adiantaram à AFP que a candidatura da WikiLeaks e de Julian Assange era considerada provável, apesar de não estar necessariamente entre as favoritas. “A razão para isso é o facto de serem violentamente criticados por terem divulgado muita informação que pode ser considerada nefasta para alguns indivíduos e para a diplomacia”, adiantou à agência francesa o director do instituto de investigação para a paz em Oslo, Kristian Berg Harpviken. “Penso que há outros candidatos com muito melhores hipóteses, mas a nomeação da WikiLeaks vai gerar bons debates”, adiantou.

Assange está em prisão domiciliária mo Reino Unido, a aguardar a decisão sobre uma eventual extradição para a Suécia, onde é acusado por crimes de natureza sexual.

O Nobel da Paz de 2011 só será anunciado em Outubro.

Sugerir correcção
Comentar