Futebol

Benfica zangado com Sport TV negoceia direitos televisivos com Rui Pedro Soares

Os jogos do Benfica em casa são da Olivesportos até 2013, mas depois disso está tudo em aberto
Foto
Os jogos do Benfica em casa são da Olivesportos até 2013, mas depois disso está tudo em aberto Enric Vives-Rubio (arquivo)

A proposta apresentada pela Olivedesportos não foi boa e o Benfica está insatisfeito com o tratamento que lhe tem sido dado pela Sport TV. Estas são as duas razões para o clube da Luz estar cada vez mais longe de renovar contrato com a empresa de Joaquim Oliveira para a transmissão dos jogos de futebol e de ter até iniciado negociações com Rui Pedro Soares, ex-administrador da PT.

A existência de negociações entre o Benfica e o arguido no caso Tagus Park foi avançada nesta segunda-feira pelo "Correio da Manhã" e confirmada ao PÚBLICO pelo clube da Luz e também por fontes ligadas ao ex-administrador da PT. Rui Pedro Soares já garantiu os direitos televisivos da Liga espanhola após Agosto de 2012, noticiou o Expresso.

O contrato do Benfica com a Olivedesportos termina em 2012-13 e o ambiente entre os dois lados é cada vez mais tenso, a ponto de no final do jogo de domingo, com a Académica, o director de comunicação do clube, João Gabriel, ter criticado os comentários e a realização da Sport TV: “O que se passou foi uma vergonha. Estamos num processo negocial e não queremos acreditar que escolheram este caminho para pressionar o Benfica.”

Este descontentamento e a inexistência uma proposta aliciante por parte da Olivedesportos, até ao final de 2010, levou o Benfica a abrir outros processos negociais. “No actual contexto, a renovação com a Sport TV é um cenário cada vez mais longínquio”, disse ao PÚBLICO fonte dos “encarnados”, admitindo negociações com Rui Pedro Soares, que Luís Filipe Vieira conhece bem dos contactos com a PT, patrocinadora do clube.

O Benfica recebe cerca de oito milhões de euros por ano da Olivedesportos pela transmissão dos jogos em casa, mas quer melhorar significativamente esta receita. Há muito que a fasquia foi colocada em valores entre 30 a 40 milhões de euros, mantendo-se a Benfica TV como uma possibilidade para transmitir jogos, caso não haja um acordo que satisfaça o clube.

Fonte próxima de Rui Pedro Soares limitou-se a confirmar as negociações com Filipe Vieira, afirmando que ainda não está definido o que será feito com os direitos da Liga espanhola (e do Benfica, caso o acordo seja selado): revender os jogos ou transmiti-los em canal próprio são hipóteses em cima da mesa. Certo é que Rui Pedro Soares e Emídio Rangel vão lançar um semanário já em Abril, estando em estudo uma rádio e uma televisão.