Os Clã para meninos e meninas

Foto
Clã

Em conversa com o Ípsilon, Manuela Azevedo admite que a banda sempre ambicionou tentar compor especialmente para crianças.

Os Clã vão ser uns Clã diferentes. A banda prepara-se para apresentar "Disco Voador", álbum composto a pensar num público mais jovem, a convite do Estaleiro - um projecto a 20 meses das Curtas de Vila de Conde que tem como objectivo, através de um ciclo de 20 ateliês, 20 filmes e 20 concertos, colocar a cidade Vila do Conde num lugar de destaque no panorama cultural nacional.

Em conversa com o Ípsilon, Manuela Azevedo admite que a banda sempre ambicionou tentar compor especialmente para crianças. "Até porque sempre tivemos crianças nos nossos concertos - os miúdos gostam do som dos Clã", explica a vocalista, que acredita que o facto de alguns dos músicos serem pais também ajudou na decisão. As canções de "Disco Voador" começaram a ser trabalhadas em Junho passado. Três meses depois, a banda completa começou a ensaiar as novas faixas. Mas, apesar de o público-alvo ser diferente do habitual, o grupo não comprometeu o seu som a nenhum nível, pelo que não arrisca perder o interesse de um público mais adulto, argumenta Manuela Azevedo: "Não simplificámos o som, nem fomos paternalistas pelo facto de a música se destinar especialmente aos mais novos. Isso até nos deu liberdade, já que os miúdos estão menos formatados". A escritora Regina Guimarães, que já tinha colaborado com os Clã noutras ocasiões, escreveu grande parte das letras. Mas "Disco Voador" não se ficará por Vila do Conde. O sexteto espera lançar o álbum (o nono dos Clã; o último foi "Cintura" em 2007) já na próxima Primavera e levá-lo depois em digressão.

Os concertos deste fim-de-semana são a rampa de lançamento do Animar, um dos três grandes eixos do Estaleiro (os restantes dois são o "Campus", programa de formação em imagem digital dirigido aos estudantes do cinema superior, e o "Cinema Expandido", plataforma de cruzamento entre a música e as artes visuais). Previstos para os próximos meses estão já os concertos dos Belle Chase Hotel (12 de Fevereiro) e de Twin Shadow (26 de Maio), um programa dedicado à Aardman Animations (exposição, "workshop" com Nick Park e retrospectiva, de 12 de Março a 29 de Maio), e duas exposições: "Stereo" (18 de Junho a 3 de Setembro), que tem as participações confirmadas das duplas The Legendary Tiger Man / Rodrigo Areias e Manuel João Vieira / Bruno de Almeida, e um novo encontro entre João Maria Gusmão e Pedro Paiva (24 de Setembro a 18 de Dezembro).

Sugerir correcção
Comentar