Greener Festival Award para o Boom Festival

Foto

Festival vence prémio de sustentabilidade atribuído por ONG.

O Boom, que decorreu em Agosto no concelho de Idanha-a-Nova, é o festival mais verde. O festival bienal de música e arte Boom foi distinguido pela segunda vez consecutiva com o prémio internacional Greener Festival Award e o respectivo prémio de mérito.

Os prémios Greener Festival são atribuídos por uma organização inglesa cujo júri avalia vários festivais que decorrem em diversos países do mundo tendo em conta aspectos como o uso da água, saneamento, emissões de CO2 para a atmosfera, utilização do transporte público ou consumo de energia.

Aylin Mc Namara, da ONG Greener Festival, que avaliou o Boom 2010 afirmou que o festival "tem um modelo único no mundo de organização de um festival sustentável que junta a consciência ambiental com um elevado detalhe estético". Esta prática materializa-se, por exemplo, em "dar oportunidade a artistas de criar estruturas naturais com bambú, barro, cana, adobe ou materiais reciclados numa escala que não existe em mais nenhum lugar no mundo", esclarece.

McNamara salienta ainda que "o Boom é singular em conseguir reaproveitar e limpar 100 por cento da água que se consome no evento e é pioneiro em ter todo o saneamento do festival sem uso de químicos, como é exemplo o facto de ter 100 por cento das suas casas de banho compostáveis".

De dois em dois anos, o Boom Festival atrai cerca de 20 mil pessoas vindas de todo o mundo.

Sugerir correcção
Comentar