China e Japão em cimeira para "melhorar relações"

Os chefes de Governo do Japão e da China, Naoto Kan e Wen Jiabao, vão hoje reunir-se em Hanói, num encontro só agora divulgado e a decorrer à margem da cimeira da Associação dos Países do Sudeste Asiático (ASEAN), com o propósito de solucionar a crise diplomática que eclodiu no último mês entre os dois países.

A reunião terá lugar já após terminados todos os trabalhos da cimeira, depois das 21h00 de Tóquio (13h00 em Portugal), precisou a televisão pública japonesa NHK, citando fontes governamentais nipónicas.

E segue-se à declaração de vontade feita horas antes (esta madrugada) pelos ministros dos Negócios Estrangeiros - Seiji Maehara e Yang Jiechi – de que Pequim e Tóquio querem fazer esforços para “melhorar as relações” bilaterais.

Japão e China atravessam actualmente o pior diferendo diplomático dos últimos anos, depois de a guarda costeira nipónica ter detido em Setembro o capitão de um barco pesqueiro que colidiu a sua embarcação com dois barcos japoneses, junto de uns disputados ilhéus sob administração japonesa no mar da China.

As ilhas (a que os japoneses chamam Senkaku e os chineses Diaoyu) possuem importantes reservas de petróleo e gás natural e localizam-se numa posição estratégica entre Okinawa, no extremo Sul do Japão, e Taiwan.

Sugerir correcção
Comentar