Teatro Meridional distinguido com Prémio Novas Realidades Teatrais

Foto
"A Manhã", pelo Teatro Meridional em 2006 no São Luiz Nuno Ferreira Santos (arquivo)

A companhia portuguesa Teatro Meridional, dirigida por Miguel Seabra e Natália Luíza, foi um dos seis grupos e personalidades distinguidos na12ª edição do Prémio Europa Novas Realidades Teatrais, atribuído em simultâneo com o Prémio Europa de Teatro pela União dos Teatros da Europa (UTE) e que este ano recaiu no encenador alemão Peter Stein.

O júri do Novas Realidades Teatrais justificou a distinção atribuída ao Teatro Meridional pela sua aposta numa “política de reportório que alia níveis artísticos elevados à abertura a novos textos literários”, pode ler-se no comunicado da UTE (organização que inclui o Teatro Nacional São João, no Porto, como único representante português). A instituição acrescenta que a companhia actualmente baseada em Lisboa “explora igualmente os textos de ficção e as tradições orais com uma curiosidade aguda e uma atenção antropológica para com a vida humana em geral, afirmando, por outro lado, a dignidade humana e reivindicando a tolerância e a aceitação do Outro”.

Os outros premiados nesta 12ª edição do Novas Realidades Teatrais foram a companhia islandesa Vesturport Theatre e os encenadores Kristian Smeds (Finlândia), Andrey Moguchiy (Rússia), Katie Mitchell (Reino Unido) e Viliam Docolomansky (Eslováquia). Os seis dividirão em partes iguais um prémio pecuniário de 30 mil euros.

Este palmarés foi hoje anunciado em São Petersburgo, no decorrer de uma conferência de imprensa em que foi igualmente apresentado o programa preliminar da XIV edição do Prémio Europa Teatro, que decorrerá nesta cidade russa de 13 a 17 de Abril de 2011.

Peter Stein (n. 1937), vencedor da 14ª edição do principal prémio da UTE – que distingue uma carreira -, no valor de 60 mil euros, é apresentado como “uma figura emblemática do teatro europeu contemporâneo”. Em comunicado, a UTE realça ainda que o encenador que na década de 1970 dirigiu a Schaubühne de Berlim “faz parte dos principais autores do teatro alemão e europeu da segunda metade do século XX, em particular durante o grande movimento criativo dos anos 1970, altura em que realizou projectos monumentais, muitas vezes em lugares insólitos”.

O júri dos prémios da UTE – que, sob a presidência do ex-ministro francês da Cultura Jack Lang, reuniu e tomou estas decisões em Roma, no passado mês de Julho – decidiu ainda distinguir com um Prémio Especial o encenador russo Jurij Petrovic Ljubimov (n. 1917), que com o Teatro Taganka de Moscovo desempenhou um importante papel cultural no processo da Perestroika.

O Prémio Europa de Teatro foi criado em 1986, como projecto-piloto da Comissão Europeia, e reconhecido pelo Parlamento Europeu em 2002. À terceira edição, foi-lhe associada a atribuição do Prémio Novas Realidades Teatrais.

Antes de São Petersburgo, o festival da UTE associado aos prémios realizou-se nas cidades de Taormina, na Sicília, em Turim e em Wroclaw, na Polónia.

Sugerir correcção
Comentar