México: encontrada uma vala comum com 72 corpos

O Exército mexicano anunciou ter descoberto 72 corpos num rancho do estado de Tamaulipas, no Norte do país.

Os cadáveres foram descobertos depois de um tiroteio com indivíduos suspeitos de pertencerem a um cartel de narcotraficantes, tendo sido mortos na ocasião três desses elementos e ficado ferido um fuzileiro, disseram os militares.

Encontrados nas proximidades da localidade de San Fernando, os corpos pertenceriam a 58 homens e 14 mulheres.

Mais de 28 mil pessoas já morreram durante os últimos quatro anos, em violência verificada no México e relacionada com o narcotráfico.

Este tiroteio hoje anunciado nas proximidades de San Fernando, no estado de Tamaulipas, aconteceu depois de um homem ferido se ter apresentado num posto militar a dizer que fora atacado por narcotraficantes, noticiou a comunicação social mexicana.

As tropas encaminharam-se para o rancho e lançaram mesmo um assalto aéreo, tendo detido um suspeito ainda menor.

Surgiram então os cadáveres, durante uma rusga ao local, e da qual resultou também a descoberta de um esconderijo de armas, de munições e de uniformes.

Parece tratar-se de uma das maiores valas comuns até agora encontradas no país e relacionadas com a violência que sempre acompanha este tipo de tráfico. Mas não se soube de imediato há quanto tempo é que os corpos ali estariam.

Tamaulipas é um dos estados mexicanos mais afectados pela violência, sendo cenário de profundas rixas entre os cartéis Zeta e Golfo.

Sugerir correcção
Comentar