Morreu João Morais, o futebolista que marcou o “cantinho” perfeito da história do Sporting

Foto
Morais na equipa vencedora da Taças das Taças em 1964: é o primeiro do lado direito na fila de baixo DR

O antigo futebolista João Morais, autor do golo que deu a Taça das Taças ao Sporting em 1964, morreu terça-feira, no Porto.

Morais, 75 anos, que estava internado no Instituto Português de Oncologia do Porto há mais de uma semana, morreu cerca das 22h00 de terça-feirao. O funeral realiza-se quinta-feira, pelas 16h30, na Igreja de São Francisco, Vila do Conde.

O antigo internacional português deu ao Sporting o seu único título continental, ao apontar de canto directo o golo da vitória sobre o MTK de Budapeste, na finalíssima da Taça das Taças de 1963/64, a 15 de Maio, em Antuérpia.

Dois dias antes daquele que ficaria para a história como o “cantinho do Morais”, Sporting e MTK empataram 3-3 na final, em Bruxelas. Pelo caminho, o Sporting deixou o Manchester United e o Lyon. Um empate a três no Estádio Heysel, dois dias antes, empurrou a decisão para este jogo decisivo, resolvido pelo pé direito de Morais, aos 19 minutos, na conversão irrepreensível de um canto do lado esquerdo, depois cantado por Maria José Valério.

“O Cantinho de Morais” imortalizou numa só expressão a única conquista no futebol europeu do Sporting. A fractura de uma perna de Hilário, três dias antes da final, empurrou Morais para a titularidade e o “canto” catapultou-o para a glória.

Além da única Taça das Taças conquistada por clubes portugueses, Morais sagrou-se duas vezes campeão nacional pelos “leões”, em 1961/62 e 1965/66, e venceu uma Taça de Portugal, na época de 1962/63.

Durante as 11 épocas de “verde e branco”, entre 1958 e 1969, o “todo-o-terreno” Morais, que jogava em ambas as alas, tanto ao ataque como na defesa, como acabou a carreira, disputou 255 jogos e marcou 66 golos.

Antes de chegar aos “leões”, jogou no Sporting de Alcabideche, Estoril-Praia e Torreense e, já no final da carreira, no Rio Ave, que também treinou.

Envergou a camisola das selecção em dez ocasiões e fez parte dos “magriços” que concluíram o Mundial de 1966 na terceira posição, tendo sido, inúmeras vezes, responsabilizado pela lesão de Pelé, no jogo que Portugal venceu por 3-1.

Nascido em Cascais, a 6 de Março de 1935, João Morais morreu vítima de doença prolongada.

Veja o vídeo do golo de Morais na final de 1964Notícia actualizada às 13h16
Sugerir correcção
Comentar