Dia da Dança: Uma linguagem universal que aproxima e conforta

A dança é uma linguagem universal que aproxima e conforta porque oferece a possibilidade de atingir o sagrado e o infinito, sublinha o bailarino argentino Julio Bocca na mensagem oficial dedicada ao Dia Mundial da Dança.

Considerado o maior bailarino da Argentina e um dos mais importantes dos finais do século XX, Julio Bocca foi convidado pelo International Theatre Institute (organismo ligado à UNESCO) a criar a mensagem que celebra a data, assinalada internacionalmente a 29 de Abril.

"Dança é disciplina, trabalho, ensino, comunicação", resume, na mensagem, o bailarino convidado nos anos 1980, por Mikhail Baryshnikov, a entrar no American Ballet Theatre.

Na dança "poupamos palavras que provavelmente outros não iriam compreender e, em vez disso, estabelecemos uma linguagem universal, familiar a todos", sublinha.

A dança "dá-nos prazer, faz-nos sentir livres e conforta da impossibilidades dos humanos voarem como pássaros, aproximando-nos do céu, do sagrado e do infinito", descreve o bailarino, nascido em 1967 perto de Buenos Aires.

O ITI foi inaugurado em 1948 durante o primeiro congresso, realizado em Praga por iniciativa da UNESCO e de um grupo de especialistas internacionais da área do teatro.

Também o Conselho Internacional da Dança (CID em inglês), organismo criado em 1982 sob o patrocínio da UNESCO emite todos os anos uma mensagem oficial para celebrar a data, este ano assinada por Irina Bokova, directora-geral da UNESCO.

"A dança, como parte central de cada cultura, constitui o meio ideal para aproximar pessoas de diferentes países", destaca a responsável, acrescentando, na mensagem, que não há forma melhor do que a dança para ilustrar a diversidade cultural e simbolizar a aproximação entre as pessoas.

A escolha de 29 de Abril para Dia Mundial da Dança celebra também o nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), considerado o criador do bailado moderno.

Sugerir correcção
Comentar