Sector do calçado vai investir nove milhões em acções promocionais no exterior

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A Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado (APICCAPS) adianta em comunicado que, no próximo ano, o sector vai participar em 76 feiras e exposições internacionais e em quatro missões de prospecção a Angola, Líbia, México e Tunísia.

Da iniciativa da associação, o investimento de nove milhões de euros contará com o apoio do Programa Compete.

Em 2009, a fileira do calçado participou em 53 feiras no exterior e realizou apenas uma missão comercial ao estrangeiro, a Angola.

No total, a APICCAPS prevê a participação de mais de 140 empresas de calçado neste “mega-programa de promoção à escala internacional”.

“Trata-se do terceiro ano consecutivo em que o investimento do sector de calçado em promoção comercial externa aumenta”, refere, salientando que, “desde o início de 2008 até final de 2010, o sector investe 24 milhões de euros na promoção comercial externa”.

Segundo a associação, a estratégia promocional definida para 2010 tem quatro “grandes objectivos”: consolidar a posição relativa do calçado português nos mercados externos, diversificar o destino das exportações, abordar novos mercados e possibilitar que novas empresas iniciem o processo de internacionalização.

O sector apostará no reforço da presença em feiras e exposições de plataforma mundial (como a MICAM e Riva del Garda, em Itália, e a GDS, na Alemanha), em feiras de forte expressão regional (Modacalzado, em Espanha, Ciff e CPG Visoon, na Escandinávia) e de nicho (Bread & Butter, na Alemanha, Who’s Next, Mess Around, Midec, Premiere Classe, Italmoda e Fashion Week, em França, The Brandery, em Espanha, Pure, Moda Footwear e London Fashion Week, no Reino Unido).

“O destaque recairá, no entanto, numa aposta sem precedentes em mercados com elevado potencial de crescimento para as empresas portuguesas como o Brasil, China, Emirados Árabes Unidos, EUA, Grécia, Japão, Polónia e Rússia”, destaca a APICCAPS.

Complementarmente, a associação diz estar a desenvolver uma campanha de imagem do sector no plano internacional, “que passa pela afirmação de uma indústria jovem, moderna e voltada para o futuro, que alia a tradição às tecnologias de ponta e o ‘saber-fazer’ ao melhor design de sempre”.

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