PS apoia comissão de combate à corrupção proposta pelo PSD

Foto
Francisco Assis fez o anúncio na Assembleia da República Nuno Ferreira Santos (arquivo)

Na sua primeira intervenção no debate potestativo sobre as iniciativas legislativas de combate à corrupção, agendado pelo Bloco de Esquerda (BE), o líder parlamentar socialista decidiu avançar com a informação de que a bancada do PS prepara-se para aprovar a criação da comissão sobre a corrupção, cujo projecto de resolução será debatido e votado no próximo dia 10.

“Vamos viabilizar a iniciativa válida do PSD”, afirmou. Minutos antes, Assis desferiu um violento ataque contra o Bloco, que hoje apresenta no hemiciclo o seu pacote de iniciativas para combater a corrupção.

Apontando que o BE quis, com este debate, “transformar a discussão política” sobre o assunto num “confronto moral primário”, o socialista atribuiu à bancada do BE uma visão maniqueísta: “Acham que de um lado estão os anjos vingadores e do outro aqueles que aceitam a corrupção e o crime. Não recebemos nenhuma lição de seriedade do Bloco de Esquerda.”

Em resposta, Francisco Louçã lembrou a Assis que o potestativo não se presta a debater a “indignação” do líder parlamentar do PS. E notou que antes de Assis chegar à liderança da bancada o BE “discutiu durante muitos meses” com o PS e “com o primeiro-ministro” a matéria do levantamento do sigilo bancário, por exemplo.

“Ninguém se levantou a dizer que isto era arrogância moral”, afirmou, desafiando ainda o PS a apresentar uma proposta concreta sobre o segredo bancário, “tal como o fez Vera Jardim”. “Se assim for podem contar com o nosso apoio”, assegurou Louçã.

Notícia actualizada às 16h20
Sugerir correcção
Comentar