"Os Sopranos" é a série da década

Foto

A escolha foi da revista "The Hollywood Reporter"

À frente ficaram os "Sopranos", mas a maior surpresa foi a ausência da série "The Wire". A escolha foi da revista "The Hollywood Reporter", que, neste final dos anos 2000 pródigos em séries televisivas, elaborou uma lista das suas preferências.

Assim, a série produzida pela norte-americana HBO, criada por David Chase e protagonizada por James Gandolfini, no papel de Tony Soprano, foi vencedora. "West Wing - Nos bastidores do poder", que retrata o dia-a-dia na Sala Oval de uma Casa Branca em que o actor Martin Sheen é o Presidente, foi a segunda escolha.
Iniciada em 1999, foi a série que arrecadou mais Emmys (26) ao longo da década, tantos como a mais antiga "Balada de Hill Street", que filmava o quotidiano dos polícias de uma esquadra de Nova Iorque.

Em terceiro lugar ficou "Curb your Enthusiasm", outra "sitcom" norte-americana, protagonizada por Larry David, autor e produtor de "Seinfeld". "The Shield", série policial passada em Los Angeles do canal americano FX, ficou na quarta posição, seguida de "Damages", com Glenn Close no papel de uma advogada que luta contra a corrupção.

Noutro registo, com as aventuras de um grupo de publicitários dos anos 1960, "Mad Men" foi a sexta preferência, seguida de "30 Rock", da actriz e argumentista Tina Fey, "24" com Jack Bauer, e "Lost" de J. J. Abrams e Damon Lindelof.

A fechar a lista, no décimo lugar, "Modern Family", comédia sobre três famílias norte-americanas e uma das revelações da temporada.