Be-Dom mostram em DVD como se faz música com lixo

O primeiro DVD dos Be-Dom, um grupo de seis músicos que tocam instrumentos especiais, alguns deles reciclados, como os bidões que dão nome ao grupo de Valongo, vasos ou saladeiras, é lançado esta semana.

“O DVD representa uma súmula de um trabalho de dez anos de reciclagem de lixo em instrumentos musicais”, disse Rui Ferreira um dos membros do grupo, a mais antiga banda de percussão portuguesa.

“Éramos amigos e aceitámos o desafio, em Outubro ou Novembro de 1999, para fazer a música para uma peça de teatro de rua, intitulada ‘Be’, pelo grupo Palavras Ocas Orelhas Moucas, e fomos a uma lixeira e escolhemos bidões de grande ressonância porque não havia qualquer amplificação”, contou Rui Ferreira. “A lixeira é para nós uma loja de instrumentos musicais”, acrescentou, que prefere referir-se a cada tema musical como um “sketch”, na medida em que alia a música “a uma certa teatralidade”.

A história começou em 1999 e daí para cá somam centenas de actuações, tanto em Portugal como no estrangeiro. “O nosso trabalho resulta sempre melhor ao vivo, mas o DVD regista uma actuação e dá a conhecer o que fazemos em palco com materiais lançados no lixo, de onde em conjunto, tiramos sons”, explicou.

Além da “música criada”, há também “um lado coreográfico, daí defender que são sketches”, argumentou Ferreira. “Nós preocupamo-nos com a parte visual, e daí haver elementos mais ligados à música e outros ao teatro. Nos nossos espectáculos há latas que voam e bidões de grande ressonância”, disse o músico/reciclador. A apresentação destes sketches exige aos seis elementos em palco “destreza física e concentração”.

A equipa é constituída por doze elementos, incluindo a parte técnica.

Se muitos instrumentos são recuperados do lixo, outros são adquiridos, como vasos ou saladeiras, e a música acontece “quando menos se espera”. “Uma coreografia/música que criámos partiu de um elemento que distraidamente ao bater com a tenaz numa saladeira gostou do som e depois explorámos a ideia, e lá fomos todos comprar tenazes e saladeiras”, disse.

Trata-se do tema “Mesa”, um dos 16 que integram o DVD editado pela iPlay.

O DVD abre com o sketche “Biclas”, seguindo-se várias músicas/coreografias com os mais diversos materiais, na sua maioria reciclados.

Os Be-Dom em palco são André Baltazar, Marco Pinto, Raul Manarte, Tiago Silva, Paulo Coelho de Castro e Rui Ferreira, com idades entre os 26 e os 32 anos.

O grupo que criou já uma associação que se destina a ensinar esta arte de reciclar aos mais jovens, tem um acordo com a empresa Lipor (Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto), de modo a poder escolher lixo e dele retirar instrumentos que produzem sons.

Este DVD foi gravado no dia 21 de Março de 2008, no Teatro Campo Alegre no Porto.

Sugerir correcção
Comentar