Assembleia da República

Aguiar Branco eleito líder parlamentar do PSD com 77 votos a favor e três em branco

O novo chefe da bancada social-democrata quer fazer “uma oposição com responsabilidade, sentido de coesão e de unidade”
Foto
O novo chefe da bancada social-democrata quer fazer “uma oposição com responsabilidade, sentido de coesão e de unidade” Daniel Rocha (arquivo)

José Pedro Aguiar Branco anunciou hoje que foi eleito líder do grupo parlamentar social-democrata com 77 votos a favor e três votos em branco, numa eleição em que participaram 80 dos 81 deputados do PSD.

“Em 80 votantes, a nossa lista teve 77 votos a favor e três brancos, o que significa que estamos com uma grande legitimidade para poder, agora, em termos de grupo parlamentar, fazer aquilo que sempre dissemos: uma oposição com responsabilidade, com sentido de coesão e de unidade”, declarou Aguiar Branco aos jornalistas, na Assembleia da República.

A lista de José Pedro Aguiar Branco foi a única candidata às eleições de hoje para a direcção do grupo parlamentar social-democrata, que se realizaram entre as 10:00 e as 18:00 horas.

A nova direcção parlamentar do PSD hoje eleita tem como vice-presidentes Teresa Morais, Agostinho Branquinho, José Eduardo Martins, Rosário Águas, Miguel Frasquilho, Carlos Costa Neves e Pedro Duarte e como secretários Duarte Pacheco e Carla Rodrigues.

O anterior líder parlamentar social-democrata, Paulo Rangel, tinha sido eleito com 41 votos a favor, 23 contra, seis votos em branco e dois nulos, em Junho de 2008, numa eleição em que participaram 72 dos então 75 deputados do PSD.

Antes, em Outubro de 2007, Pedro Santana Lopes fora eleito líder parlamentar do PSD com 53 votos a favor, 11 contra, oito em branco e três nulos, numa eleição em que participaram os 75 deputados do partido.

Sugerir correcção