Disney compra a Marvel e junta à sua colecção êxitos como o Homem-Aranha e Iron Man

Foto

Por 2,8 mil milhões de euros, a Walt Disney vai tornar-se dona das 5000 personagens da Marvel. Muitas poderão vir a entrar nos seus estúdios e parques temáticos

Em breve, as personagens do Homem-Aranha, do Homem de Ferro ou do Incrível Hulk vão figurar ao lado das do velhinho rato Mickey ou da recente Hannah Montana e, talvez, viver novas aventuras a partir dos estúdios da Disney. A empresa norte-americana fundada em 1923 por Walt Disney acordou ontem a compra da Marvel Entertainment, o grupo que nasceu como editora de banda desenhada, por quatro mil milhões de dólares (2,8 mil milhões de euros).

O negócio, que terá ainda de ser aprovado pela autoridade da concorrência, transfere para a Disney a propriedade das 5000 personagens da Marvel, entre as quais o Homem-Aranha (Spiderman), o Homem de Ferro (Iron Man), o X-men, o Incrível Hulk e o Quarteto Fantástico, que resultaram em grandes êxitos de bilheteira. Um conteúdo mais do que apetecível para a Disney e que poderá vir a entrar brevemente nos seus estúdios, parques temáticos e canais de televisão para crianças.

"Acrescentar a Marvel ao portefólio de mercado único da Disney garante uma oportunidade significativa de crescimento a longo prazo, além de gerar valor", afirmou o presidente executivo da Disney, Bob Iger. A empresa poderá não só trazer algumas das personagens mais famosas da Marvel para os seus parques temáticos e lojas, mas também produzir e/ou distribuir novos sucessos de bilheteira com base nos super-heróis e histórias da Marvel, a partir dos seus estúdios próprios ou até da Pixar Animation Studios, empresa de animação comprada pela Disney em 2006 e que trouxe à tela do cinema filmes como Toy Story ou Ratatui. Até aqui, os principais filmes da Marvel - Homem-Aranha e Homem de Ferro - foram feitos por outros estúdios.

"A Disney é a casa perfeita para a fantástica colecção de personagens da Marvel, dada a sua capacidade comprovada de expandir a criação de conteúdos e o negócio de licenças", admitiu ontem Ike Perlmutter, presidente da Marvel, que irá permanecer à frente da actividade da empresa e ajudar à integração dos dois negócios.

A oferta de quatro mil milhões de dólares feita pela Disney representa um prémio de 29 por cento sobre o preço de fecho das acções da empresa na sexta-feira e marca a quarta maior aquisição da Disney (a maior foi a compra da empresa de media Capital Cities/ABC por 19,5 mil milhões de dólares). De acordo com a proposta de compra, cada accionista da Marvel vai receber por cada acção que detém um total de 30 dólares em dinheiro, além de 0,745 acções da Walt Disney.

Sugerir correcção
Comentar