Fundação CEBI e Obra do Padre Américo vencem prémio Gulbenkian Educação 2009

Foto
As diversas Casas do Gaiato acolhem cerca de 150 rapazes Paulo Pimenta (arquivo)

A Fundação CEBI - Fundação para o Desenvolvimento Comunitário de Alverca - e a Obra do Padre Américo venceram em ex aequo o Prémio Gulbenkian Educação 2009, foi hoje anunciado. "O júri [...] destacou a solidez destes dois projectos educativos bem como o seu impacto de longa data na sociedade", afirma a Fundação Gulbenkian, em comunicado divulgado hoje.

A Fundação CEBI é uma instituição particular de solidariedade social criada há 40 anos com o objectivo de apoiar as famílias, sobretudo na área da educação e formação da criança, tendo sido pioneira em Portugal na oferta da creche familiar e na concepção de um novo modelo de Actividades de Tempos Livres (ATL), vocacionado para o enriquecimento curricular.

Frequentam o Colégio José Álvaro Vidal cerca de 1700 crianças e jovens. Já a Obra de Rua, criada pelo Padre Américo há quase setenta anos, acolhe e educa crianças nas várias casas de Lisboa, Coimbra, Setúbal, Porto, Beire (concelho de Paredes), Benguela (Angola), Malanje (Angola) e Maputo (Moçambique). As diversas Casas do Gaiato acolhem cerca de 150 rapazes, contando cada uma com o apoio de um padre e de vários voluntários.

O júri deste prémio foi presidido por Maria Helena da Rocha Pereira, contando ainda com antigo ministro da Educação Guilherme de Oliveira Martins, o professor catedrático João Filipe Queiró, a escritora Lídia Jorge e o professor e escritor Vítor Aguiar e Silva.

Sugerir correcção
Comentar