Qual das suas duas mulheres, Jacob Zuma escolherá para primeira dama?

Foto
Festejos de casamento zulu entre Jacob Zuma e Nompumelelo Ntuli, a mais recente das suas mulheres, em Janeiro de 2008

O jornal britânico "The Guardian" e uma série de publicações de outros países têm vindo a levantar nos últimos dias a questão de quem é que virá a ser a próxima primeira dama da África do Sul, uma vez que o Presidente em perspectiva, Jacob Zuma, tem uma série de mulheres.

Quando na quarta-feira ele esteve a votar no seu Kwazulu-Natal, a província de origem, tinha uma das esposas com ele. Mas a que mais tem dado nas vistas é a mais recente de todas, Nompumelelo Ntuli, de 34 anos.

Zuma, de 67 anos, casou pelo menos quatro vezes, mas actualmente só está com Ntuli e com Sizakele Khumalo, que desposou em 1973.

Das outras duas que lhe foram conhecidas, Kate Mantsho Zuma suicidou-se no ano 2000 e Nkosazana Dlamini Zuma, ministra dos Negócios Estrangeiros, divorciou-se em 1998, mas continua a ser uma colaboradora e admite-se que possa continuar à frente da diplomacia quando se formar um novo gabinete.

A lei sul-africana reconhece os casamentos tradicionais e a vida em poligamia, se bem que as novas gerações achem essa prática muito dispendiosa e algo ultrapassada.

O "The Sunday Times" sul-africano citou Don Mkhwanazi, do Friends of Jacob Zuma Trust, como tendo dito que o próximo Presidente deverá seguir a tradição e escolher a primeira das suas esposas, Sizakele, para desempenhar as funções de primeira dama. Mas também já foi referida a hipótese de optar por uma das filhas, Dudzile.

Sugerir correcção
Comentar