Procuradora pede prisão perpétua para Josef Fritzl

Foto
Fritzl declarou-se ontem culpado de todos os crimes de que estava acusado Robert Jaeger/Reuters

A procuradora do processo de Josef Fritzl pediu hoje prisão perpétua para o austríaco que manteve a filha fechada numa cave durante 24 anos e teve com ela sete crianças, uma das quais acabou por morrer pouco depois do nascimento. Fritzl declarou-se ontem culpado de todos os crimes de que estava acusado.

“Houve homicídio negligente, o que exige pena máxima”, declarou Christiane Burkheiser, numa referência à prisão perpétua prevista pela lei austríaca para o crime de homicídio em circunstâncias agravadas. Nas suas alegações finais, a procuradora sublinhou ainda que o austríaco, de 73 anos, “abusou da credulidade de toda a gente”, da família às autoridades de Amstetten, a pequena cidade a oeste de Viena onde vivia.

Na primeira sessão do julgamento, Fritzl confessou-se culpado do sequestro e das violações sucessivas a que a sujeitou desde os 18 anos, mas rejeitou responsabilidades na morte de um das crianças nascidas em cativeiro, pouco depois de nascer, bem como do crime de escravatura. Contudo, ontem, depois de ter ouvido o testemunho gravado da filha, surpreendeu o tribunal ao declarar-se culpado de todos os crimes e dizendo lamentar a morte da criança.

O mediático processo, que atraiu ao tribunal St Poelten jornalista de todo o mundo, vai prosseguir com as alegações finais da defesa, esperando-se para esta tarde o veredicto e a leitura da sentença.

Sugerir correcção
Comentar