"MacGyver" está à distância de um clip e de um cordel de se tornar um filme

Foto

Série de culto (e de "camp") dos anos 1980 está nas mãos da New Line

"MacGyver: O Filme" está perto de se tornar uma realidade, 24 anos depois do início da famosa série televisiva que tornou Richard Dean Anderson e o seu penteado numa estrela mundial.

Segundo o "Hollywood Reporter", a New Line, com Raffaella De Laurentiis (filha de Dino De Laurentiis) ao leme, está a desenvolver o projecto de transformação da série num filme. Raffaella De Laurentiis é a produtora, através da sua empresa Raffaella Productions, e está a trabalhar com o criador da série, Lee Zlotoff. E Dino De Laurentiis é o produtor executivo do projecto.

Ainda não há argumentista e muito menos um elenco (nem se sabe se o actor Richard Dean Anderson está associado ao projecto), mas a New Line está à procura de um guião que inclua tudo o que tornou "MacGyver", a série sobre um agente secreto versão canivete suíço, num êxito mundial e numa referência quase indelével para a cultura popular dos anos 1980. "Achamos que estamos a uma pastilha elástica, a um clip e a um guionista de primeira de distância de uma franchise mundial", brincou Richard Brener, da New Line.

MacGyver, interpretado por Richard Dean Anderson (que entretanto participou na série de ficção científica "Stargate"), é um agente ao serviço da Fundação Phoenix com o dom de precisar de muito pouco para resolver problemas - uma pastilha elástica, um elástico, uma esferográfica, uma dose de conhecimentos de "bricolage" e uma pitada de física e química básicas bastavam para o agente se escapar de qualquer aperto.

A série estreou-se em 1985 e terminou em 1992. Em Portugal, ia para o ar nos finais de tarde de fim-de-semana na RTP1, numa altura em que as televisões privadas ainda não existiam. Após o cancelamento da série, fizeram-se dois telefilmes centrados na personagem e os rumores sobre um filme para o cinema foram sendo uma constante na última década. Numa altura de fascínio pela cultura dos anos 1980, a New Line decidiu agarrar o projecto.