O Complexo de Baader Meinhof

Uma narrativa aos soluços, sem conseguir dar espessura e continuidade às personagens

Comparando a forma como omaterial de arquivo é usado em"Milk" (outra estreia desta semana) eem "O Complexo Baader Meinhof"...no filme de Van Sant sobre HarveyMilk, figura mítica da militânciahomossexual, as imagens de épocatransportam-nos, falam-nos sobreuma era, a América dos anos 1970, eé como se nos falassem de hoje - éum filme politicamente interventivo;em "O Complexo Baader Meinhof"(sobre o grupo terrorista que baleoua Alemanha dos anos 70) essasimagens são uma bengala, umatentativa de dar a espessura de umtempo a um guarda-roupa, apenteados, patilhas e óculosescuros.

Uli Edel não deve acreditarna verdade do seu docudrama e nasua capacidade de nos fazeracreditar, e recorre às imagens dearquivo para elas fazerem essetrabalho. Pior a emenda: afasta-nosainda mais da crença nareconstituição. Que é uma narrativaaos soluços, sem conseguir darespessura e continuidade àspersonagens - num momento essesguerrilheiros que se zangaram com ageração dos pais, pelo pacto feitocom o nazismo, com o imperialismoe com o Estado, são patetas; logo aseguir são militantes aguerridos. Porisso "O Complexo Baader Meinhof"fica sem possibilidade de nos falarde hoje.

Sugerir correcção
Comentar