Neil Gaiman recebe a John Newbery Medal

Foto

Distinguido pelo romance "The Graveyard Book".

O autor Neil Gaiman recebeu ontem a John Newbery Medal, entregue pela Association for Library Service to Children e considerada a mais importante distinção no sector da literatura infantil. O autor de ficção científica, banda-desenhada e fantasia foi distinguido pelo romance "The Graveyard Book".

O livro conta a história de um rapaz que cresce num cemitério, criado por fantasmas, depois de a sua família ser morta. A associação de bibliotecas descreve-o como "uma deliciosa mistura de assassínio, fantasia, humor e desejo humano", composto com uma "prosa mágica e assombrante".

Gaiman soube da vitória através de um telefonema, chegado ao seu quarto de hotel (está em digressão promocional do filme "Coraline"), de 14 pessoas em simultâneo. Mais precisamente, 14 professores e bibliotecários que disseram, aos gritos e em uníssono, que o "Graveyard Book" tinha ganho o Newberry. O autor descreve a situação no seu blogue, comentando com comicidade como pensou estar a dormir durante o anúncio e se controlou para não praguejar e insultar os simpáticos e felizes bibliotecários por ter sido acordado repentinamente. "Não comeces a praguejar como quando ganhaste o Hugo", disse a si próprio.

"The Graveyard Book" (HarperCollins Children's Books) esteve 15 semanas na lista dos livros mais vendidos do "New York Times".

Sugerir correcção
Comentar