Zimbabwe: "É tempo de Robert Mugabe partir", diz Bush

Foto
Mugabe tem 84 anos e está há 28 no poder no Zimbabwe Reuters

O Presidente americano George W. Bush afirmou hoje que “é tempo do Robert Mugabe partir” e apelou aos países vizinhos do Zimbabwe que se juntem ao “coro” de vozes que pedem o fim do seu reinado. “Como a minha Administração já disse claramente, é tempo de Robert Mugabe partir”, sublinhou Bush num comunicado publicado pela Casa Branca.

A pressão internacional tem vindo a reforçar, nos últimos dias, a mensagem de que o Presidente - de 84 anos e há 28 no poder - deverá pôr fim à sua carreira política e retirar-se do poder.

Vários líderes da União Europeia apelaram ontem a Robert Mugabe para que se demita. A situação económica do país, associada a um surto histórico de cólera e uma profunda crise humanitária, estão a afundar o Zimbabwe.

Mugabe culpa as sanções impostas pelos países ocidentais pela crise no país. Os países ocidentais críticos da sua Governação apontam o dedo ao autoritarismo do regime de Mugabe.

Também o ministro dos Negócios Estrangeiros português Luís Amad apelou ontem ao fim do regime de Mugabe, defendendo mesmo o aumento das sanções europeias ao Zimbabwe, algo a que Javier Solana, chefe da diplomacia da União Europeia, se opôs, uma vez que se trata de um país já em ruínas.

No Zimbabwe os preços duplicam a cada 24 horas. A crise económica e humanitária agravou-se nos últimos tempos com o braço de ferro entre Mugabe e o líder da oposição Morgan Tsvangirai, que se recusa a aceitar as condições do Presidente para formar um Governo de coligação após um acordo pós-eleitoral feito em Setembro.

Sugerir correcção
Comentar