Ossétia do Sul e Abkházia determinadas em obter a sua independência

Foto
No que toca à nossa independência, nenhuma força nos deterá, disse o Presidente abkhaze Gleb Garanich/Reuters

As duas repúblicas separatistas da Geórgia – a Abkházia e a Ossétia do Sul – estão determinadas em obter a sua independência, declararam hoje os seus respectivos presidentes durante uma conferência de imprensa conjunta, em Moscovo, depois de terem hoje sido recebidos no Kremlin pelo Presidente russo, Dmitri Medvedev.

“A aspiração do povo da Ossétia do Sul à independência é imutável. Temos como objectivo a independência, em estrita conformidade com as regras do direito internacional”, disse o Presidente sul-osseta, Eduard Kokoïti.

“No que toca à nossa independência (...) nenhuma força nos deterá. O objectivo está traçado e nós caminharemos juntos para esse objectivo”, acrescentou o Presidente abkhaze Serguei Bagapch.

Kokoiti e Bagapch foram hoje recebidos no Kremlin pelo Presidente russo, Dmitri Medvedev, que lhes deu a garantia de que irá apoiar qualquer decisão que venham a tomar acerca dos seus estatutos.

"Apoiaremos qualquer decisão que tomem as pessoas da Ossétia do Sul e da Abkházia, em conformidade com a carta das Nações Unidas, a convenção internacional da 1966 e a declaração de Helsínquia sobre a segurança na Europa, e não só as iremos apoiar [as decisões] como as iremos garantir, no Cáucaso e no mundo inteiro", declarou Medvedev.

O acordo de cessar-fogo acordado por Moscovo e Tbilissi na terça-feira deixou em aberto o futuro da Ossétia do Sul e da Abkházia, que está na origem do conflito entre a Geórgia e a Rússia, prevendo a abertura de negociações sobre "a segurança e a estabilidade" dessas regiões.

Sugerir correcção
Comentar