Primeiro dicionário da língua portuguesa disponível na Internet

Foto
O primeiro volume surgiu no início do século XVIII DR

O "Vocabulário Portuguez e Latino", o primeiro dicionário da língua portuguesa, publicado entre 1712 e 1728 pelo padre Raphael Bluteau, está agora acessível online por iniciativa da universidade de São Paulo, no Brasil.

Encontrar a palavra mesa escrita com “z” ou descobrir que o termo “preservativo” no século XVIII significava um remédio, são algumas das coisas que se podem ficar a saber depois de uma consulta ao dicionário de Bluteau. O título completo da obra é "Vocabulario Portuguez e Latino, Aulico, Anatomico, Architectonico, Bellico, Botanico, Brasilico, Comico, Critico, Dogmatico, etc. autorizado com exemplos dos melhores escriptores portuguezes e latinos, e oferecido a el-rey de Portugal D. João V."

Alunos e docentes do Instituto de Estudos Brasileiros daquela universidade deitaram mãos à digitalização e o resultado está agora, gratuitamente, ao alcance de todos, curiosos ou estudiosos, na internet. Um padre da Ordem de São Caetano escreveu os oito volumes de que o dicionário é composto, ao longo de nove anos: os volumes I e II em 1712, o III e o IV em 1713, o V em 1716, o VI e o VII em 1720 e o VIII em 1721, num total de 43.600 entradas.A estes volumes o padre dicionarista acrescentou depois, entre 1727 e 1728, dois suplementos com mais de 5000 vocábulos não incluídos nos volumes anteriores.

Filho de pais franceses, nascido em Londres, Bluteau fez o doutoramento em ciências teológicas em Roma e entrou em 1661 para a Ordem de São Caetano, que sete anos depois haveria de chamá-lo a Portugal.

Em Portugal, aderiu ao movimento académico patrocinado pelo conde da Ericeira, D. Francisco Xavier de Menezes, e teve a protecção da rainha mas, com a morte desta, partiu para França. Quando regressou a Portugal, em 1704, recolheu ao convento de Alcobaça, onde reviu o Vocabulário e muitas outras obras.

Em 1713, D. João V ordenou que fossem impressas todas as suas obras. Faleceu aos 95 anos. A Universidade de São Paulo, uma das mais importantes instituições brasileiras de ensino superior, é a terceira maior do Brasil em número de alunos, a maior universidade pública do país e a segunda maior da América Latina. Recentemente eleita a 94.ª melhor universidade do mundo, é financiada pelo governo do estado de São Paulo.

Sugerir correcção
Comentar