Augusto Brázio ganha prémio de fotojornalismo Visão/BES

Foto
A fotografia foi classificada pelo júri como "algo mesmo novo" Augusto Brázio

A fotografia vencedora mostra uma jovem de 19 anos, assistida pelo INEM e deitada numa ambulância a caminho do hospital, depois de ter tido, em casa, o terceiro filho.

O galardão, no valor de 15 mil euros, foi entregue hoje, em Lisboa. O presidente do júri, Jean-François Leroy, explicou que o processo de escolha foi "fácil, porque havia uma grande distância entre a foto vencedora e todas as outras". Leroy classificou ainda a fotografia como "algo mesmo novo".

A imagem premiada faz parte de um livro encomendado pelo INEM a Augusto Brázio, trabalho que fez com que o fotógrafo acompanhasse durante um ano este serviço médico.

O júri distinguiu ainda Rodrigo Cabrita (DN), por uma reportagem sobre sem-abrigo; João Carvalho Pina (Kameraphoto), por uma reportagem no Afeganistão; Bruno Simões Castanheira (JN), na categoria Vida Quotidiana; Vasco Neves (DN), por um retrato do Presidente da República; Nacho Doce (Reuters), na categoria Espectáculo; Nicolas Asfouri (Agence France Press), por uma fotografia da Red Bull Air Race, no Porto; e Eduardo Barrento (freelancer), na categoria Natureza.

Os fotógrafos do PÚBLICO Daniel Rocha e Enric Vives-Rubio foram distinguidos com uma menção honrosa na categoria Retrato.